Pescado estava acondicionado em blocos no porão da embarcação, que funciona como câmera fria
Policiais militares ambientais fizeram nova apreensão de pescado irregular nesta sexta-feira, dia 5, no mar entre Penha e Navegantes. A abordagem rolou numa embarcação suspeita onde estavam 1.600 quilos de lula congelada, acondicionada em blocos no porão da embarcação, que funciona como câmera fria.
Pescadores confirmaram estar pescando lula, da ordem Teuthida, e que já havia capturado cerca de duas toneladas. A guarnição então vistoriou o porão da embarcação, confirmando os detlahes dados pela tripulação.
Como o pescado era irregular, os PMs ambientais determinaram ao mestre do barco que navegasse até seu cais de origem, às margens do Rio Itajaí-Açu, em Navegantes. Dessa forma, a embarcação atracou no cais do proprietário, na Volta Grande.
Tão logo aferida a quantidade de pescado, o proprietário foi autuado por crime previsto na legislação de 2008 – pescar sem prévio cadastro, inscrição, autorização, licença, permissão ou registro do órgão competente. O pescado e a embarcação foram apreendidos.
Todo o pescado foi distribuído para instituições beneficentes pela Marinha do Brasil, como a Igreja Reviver e o Bombeiro Comunitário de Penha.