Mães reclamam da falta de médico e remédios no Itacolomi em Piçarras

Fotos: Divulgação

Falta médico na Unidade de Saúde do Itacolomi; prefeitura diz que consulta clínica não é a única função da Atenção Primária 

Marcos de Oliveira
Da redação

A falta de médicos e de remédios no Posto de Saúde do Bairro Itacolomi, em Balneário  Piçarras, tem revoltado as mães que há mais de duas semanas aguardam uma consulta  para os filhos.

As mães relataram ao Oiscnotícias que enfrentam a chuva e a lama da estrada no caminho até a unidade de saúde do bairro. Depois de esperar horas por atendimento a resposta das atendentes tem sido sempre a mesma: faltam remédios e médicos.

O sucateamento da saúde pela atual gestão é testemunhado diariamente pelas moradoras que procuram atendimento para os filhos

Jéssica Ravesso, costureira, mãe de dois filhos

O sucateamento da saúde pela atual gestão é testemunhado diariamente pelas mães, que reclamam da deficiência no atendimento e se preocupam com o bem estar dos filhos.

A revolta aumenta ainda mais com a  falta de informações da Secretaria Municipal de Saúde. Muitas moradoras acabam se obrigando a faltar ao trabalho em busca de consulta em outras unidades de saúde.

“Tenho passado noites acordada com meus filhos, que choram problemas decorrentes de uma virose. No dia seguinte, me atraso no trabalho para leva-los ao posto de saúde. A gente chega lá e vê muita gente voltando para casa sem ter feito a consulta por falta de médico. Também é comum escutar idosos falando que não conseguem remédios de uso contínuo”, comentou a costureira Jéssica Ravesso.

O outro lado

Em uma tentativa de justificar o descaso, a prefeitura de Balneário Piçarras se manifestou por meio de nota do assessor de gabinete e responsável pela Diretoria de Comunicação, Raffael do Prado. 

Segundo ele, o médico da Unidade Básica de Saúde do Itacolomi, João Marcelo, pediu desligamento da função no dia 14, restando um único profissional para prestar atendimento. O serviço de consulta segue normalmente com toda a equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

“Antes da saída do médico estávamos com uma equipe completa…A contratação do novo médico seguirá a lista de classificados do concurso”

Trecho da nota enviada pela Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras 

“Antes da saída do médico estávamos com uma equipe completa na UBS, apresentando um qualitativo de 7 técnicas de enfermagem, 2 enfermeiras, 2 médicos, 2 dentistas, 2 auxiliares bucais e 14 agentes comunitários de saúde, atualmente é a maior equipe de todas as unidades lembrando que todos são concursados 40h semanais”, diz a nota.

A prefeitura informou ainda que “a atenção primária não é apenas em função de consultas clínicas e sim priorizar a promoção, proteção e educação em saúde sendo esse o objetivo central do SUS. A contratação do novo médico seguirá a lista de classificados do concurso, ao qual já chamamos o próximo colocado.