Após jogar dois anos em Portugal e passar também pelas modalidades de futebol de campo e futsal, ela acabou chamada para a Seleção Brasileira

O esporte de Barra Velha viveu na semana que passou um momento histórico: a convocação de uma atleta local à Seleção Brasileira de Beach Soccer Feminino, feito registrado pela atleta Suelen Cristina Rodrigues, 24 anos, de Barra Velha e que desde os 10 de idade se dedica ao futebol.

Após jogar dois anos em Portugal e passar também pelas modalidades de futebol de campo e futsal, ela acabou chamada para a Seleção Brasileira da modalidade na semana passada, após olheiros acompanhar sua perfomance na areia. A notícia pegou o pai, Izildo Rodrigues, e toda a família de surpresa.

Ela já jogou pelo JEC, passou por equipes em Criciúma e Cascavel, no Paraná, no Brusque e também jogou durante dois anos em Portugal, durante o período da pandemia. Na Europa, Suelen sofreu uma lesão, quebrou a clavícula e voltou ao Brasil.

Em seguida, persistente, ela retomou treinos e jogos, e atualmente é atleta do elenco feminino do Enseada Beach Soccer, de São Francisco do Sul, cidade que, ao lado de Barra Velha e Navegantes, possui forte tradição no futebol de areia.

A ala estava disputando o concorrido futebol de areia francisquense quando veio a notícia da convocação para a Seleção Brasileira. Ela estreou neste último final de semana (dias 27 e 28), no Desafio Internacional contra a Seleção do Paraguai, em dois jogos. Nas duas ocasiões, Suelen deu sorte. Os jogos foram transmitidos pela SportV 2 e o placar foi de 9 a 2 no sábado, e 5 a 2 no domingo, para a Seleção Canarinho.

Na estreia, Suelen entrou no segundo tempo e já sentiu a emoção de representar as cores da bandeira. Ela estará de volta nesta semana em Barra Velha, embora a permanência no beach soccer de São Chico agora será muito mais esporádica – Ela iria, inclusive, jogar neste final de semana em Barra Velha, no campeonato de areia local, mas por conta dos jogos em São Paulo, acabou atendendo ao chamado da Seleção.

Em rede nacional no canal Sport TV 2, a ala barra-velhense apareceu cantando o Hino Nacional e vestindo a camiseta Canarinho. Em vídeos na rede social, ela falou da emoção da convocação e agora, segundo ela, é treinar e avançar. Para os pais, ver Suelen na Seleção é a consagração do apoio familiar e amor pela atleta.

Ano que vem Suelen já tem um compromisso com todo elenco do beach soccer feminino brasileiro: o mundial da categoria. “Ela é a primeira atleta do sul do Brasil a atingir esta condição”, elogia a tia, Márcia Rodrigues Fagundes, professora em Barra Velha.

Um dos objetivos, além de seguir à disposição da Seleção Brasileira, claro, é concluir a faculdade de educação física que ela já começou, mas teve de parar. Ela cursou um ano e meio desta faculdade. (Mzl10)