Balneário Piçarras e Penha ficam sem vacina contra a dengue

Divulgação

Outras cidades da região da Amfri – que incluem registros de mortes, como Itajaí e Navegantes – ainda não foram contempladas

O Ministério da Saúde anunciou o envio de nova remessa de vacina contra a dengue para Santa Catarina. A entrega vai atender 14 cidades da região de Blumenau. Essa é a quarta remessa de doses para o Estado. A região da Amfri – que inclui cidades com registros de mortes, como Itajaí, Navegantes, Balneário Piçarras e Penha – ainda não foi contemplada.

O Médio Vale do Itajaí vai receber 47.463 doses da vacina. A aplicação será para a primeira dose do esquema vacinal. O público-alvo segue o critério que vem sendo adotado no país, de imunização de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

A previsão é de que novas doses cheguem ao estado nesta semana. A distribuição será feita pela Secretaria Estadual de Saúde assim que a carga for entregue.

Até o momento, apenas as regiões de Joinville e Florianópolis iniciaram a vacinação contra a dengue em Santa Catarina. As cidades da regional de Joinville foram as primeiras contempladas, com remessa feita ainda em fevereiro. Neste mês, a remessa atendeu cidades da Grande Florianópolis. A vacinação alcança 22% do público-alvo, com cerca de 33 mil doses aplicadas até o dia 22 de abril.

A escolha dos municípios segue os critérios de nota técnica do Ministério da Saúde. O protocolo leva em conta regiões com ao menos uma cidade de grande porte (população maior que 100 mil habitantes), com registro de alta transmissão de dengue nos últimos anos, com maior predominância do sorotipo 2 do vírus da dengue em circulação e maior número de casos confirmados em 2023 e 2024.

“Agora, temos 25 estados da federação contemplados com a vacina. Com essas novas remessas que estão sendo distribuídas, vamos chegar a 1.300 municípios atendidos em todo o Brasil”, comentou a secretária de Vigilância em Saúde do ministério, Ethel Maciel, em entrevista coletiva. (Com nformações do DIARINHO).

Cidades contempladas

Blumenau – 20.227 doses
Brusque – 8.647 doses
Apiúna – 614 doses
Gaspar – 4478 doses
Indaial – 4424 doses
Pomerode – 2006 doses
Guabiruba – 1526 doses
Ascurra – 444 doses
Timbó – 2611 doses
Botuverá – 297 doses
Benedito Novo – 648 doses
Rodeio – 728 doses
Rio dos Cedros – 618 doses
Doutor Pedrinho – 195 doses