O evento realizado no município de Penha reuniu mais de 500 mulheres de 15 cidades do litoral
Com mais de 500 mulheres de 15 municípios do litoral, de Itapoá à Bombinhas, o encontro contou com uma programação extensa de palestras, exposição e apresentações musicais, valorizando a figura da mulher pescadora.
O evento foi na Associação Cultural, Beneficente e Assistencial dos Pescadores do Gravatá (APEG).
Na abertura, o Prefeito de Penha, Aquiles da Costa, e a Vice-Prefeita, Maria Juraci, estiveram presentes representando o Governo Municipal, juntamente com o Secretário de Pesca e Agricultura, Rubens João de Souza Filho e Juliana Elisio Veloso, representando as mulheres pescadoras.
A Vice-governadora, Marilisa Boehm, o Presidente da Epagri, Dirceu Leite, e o Secretário Estadual de Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo, também estiveram presentes no evento.
“O evento é extremamente produtivo, fico muito feliz em ver o local lotado de mulheres fortes. É fundamental a valorização da cultura, da pesca como um todo e de nossas mulheres pescadoras que fazem a diferença”, pontua o Prefeito.
O público presente prestigiou duas palestras: sobre Políticas Públicas, com Adriana Padilha, e sobre Identidade de Valor, com Luciana Custódio. A extensionista da Epagri, Viviana Bittencourt da Silva, ressalta a importância do evento.
“É um evento que mostra o protagonismo feminino neste segmento tão fundamental para todo o nosso Estado. Nas palestras elas conhecem diversas políticas públicas, interagem, são valorizadas. Foi um evento lindo e mais lindo ainda por ter Penha como sede”, destaca.
O evento é organizado pela Epagri, com apoio da Prefeitura de Penha através das Secretarias de Pesca e Agricultura, de Desenvolvimento Econômico e Receita, Educação, Assistência Social e da Fundação Cultural Picucho Santos, e ainda conta com o patrocínio da Vetter Empreendimentos, Sicoob, Profomento, Associação dos Pescadores Artesanais do Município de Penha (APAPE), APEG, Gramasul, mulheres pescadoras do município de Penha e Natubrás Pescados.