Iniciativas da prefeitura acontecem neste sábado e domingo (25), na Escola Municipal João Costa
Nos dias 24 e 25 de fevereiro, o CBEA (Centro de Bem-Estar Animal) da Prefeitura de Joinville, no Norte de Santa Catarina, realizará os primeiros mutirões de microchipagem e castração de 2024.
A microchipagem ocorrerá no sábado (24), das 8h às 16h, na Escola Municipal João Costa. Já a castração será no mesmo local, a partir das 8h no domingo (25). Os procedimentos são gratuitos.
Como funcionará mutirão em Joinville?
Para serem castrados no domingo, os cães e gatos devem passar obrigatoriamente pela microchipagem. O tutor pode optar apenas pela microchipagem.
“O pré-requisito para castrar seu animal no mutirão é ter microchipado no dia anterior. E quando tiver realizado esse procedimento, no sábado, poderão escolher entre fazer a castração em uma clínica conveniada, com agendamento posterior, ou já no domingo, na Escola João Costa”, detalhou a gerente do CBEA, Elisabet de Souza Mendes.
Para o mutirão de microchipagem, o tutor deverá levar o animal até a escola e apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência atual. O dono receberá as instruções do pré-operatório para as castrações agendadas no domingo.
“Os tutores serão informados sobre o período de jejum do animal, o horário que precisam chegar na escola no domingo e todos os cuidados que devem tomar antes do procedimento”, explicou a gerente.
O CBEA estará na Escola Municipal João Costa com o castramóvel, um veículo adaptado que funciona como clínica itinerante.
Essa é uma das ações proporcionadas pela parceria da prefeitura com a Clinicão, uma clínica veterinária que venceu a licitação e realiza os serviços veterinários, bem como transporte, plantão e manejo dos animais.
O CBEA também efetua castrações por meio de clínicas e hospitais veterinários credenciados para prestação desse serviço e de microchipagem. . (Com informações ND Mais)