Denúncia está sendo apurada pelo Ministério Público (MP) de Navegantes
Após ser denunciada por uma mãe de um aluno autista, a direção de uma escola de Navegantes passou a proibir a criança de participar das atividades recreativas no intervalo.
A reportagem do Oiscnotícias teve acesso a aúdios em sala de aula. Nas gravações feitas nesta segunda-feira (1º de julho) é possível ouvir a criança diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) gritando durante uma crise enquanto é isolada naquele espaço.
Segundo a mãe do aluno, seu filho foi isolado naquele espaço por determinação da diretoria depois de uma denúncia feita ao Ministério Público (MP). A escola é acusada de não cumprir o conteúdo do Plano de Ensino Individualizado, mantendo o garoto isolado, fornecer alimentão inadequada ao laudo nutricional e ainda agredi-lo.
“No dia 19 de abril meu filho, eles deram a comida para conter ele, e, neste dia, ao busca-lo na escola, perguntei ao agente de educação se tinha comida algo, ele disse que não, mesmo menino com a boca suja, e ele passou muito mal neste dia, levei até na gastro. Sendo que anteriormente a criança estava indo na escola e não tinha nenhum conteúdo no caderno, voltava sempre rabiscado, ou seja, não estava fazendo o PEI (Plano de Ensino Individualizado), deixando a criança isolada, e apenas com Tablet, sem estudar. Fui na secretaria da educação três vezes, e nada resolvido, então foram 3 problemas, alimentação, falta de material adequado, e ele chegou em casa com marca no corpo, e teve vezes que deixaram ele num calor extremo com roupas de camisa longa, e isso ocasionou desconforto nele, e agora após a tramitação processual esses áudios enviados foram de segunda feira, eles estão deixando ele sem recreio, e obrigando ele a fazer atividades por isso os gritos”, comenta desesperada a mãe Gyselle Marques.