Início ITAPEMA Secretária de Turismo de Itapema fala sobre política gera debate e...

[VEJA O VIDEO] Secretária de Turismo de Itapema fala sobre política gera debate e suspeita de xenofobia

Reprodução/redesocial

Declaração sugere movimento para incentivar turistas de direita a escolherem praias catarinenses e deixarem de gastar dinheiro em outras regiões; manifestação provoca questionamentos sobre o papel institucional da pasta; Assessoria de Imprensa disse que declarações foram feitas no perfil pessoal da secretária e não quis se manifestar

Uma declaração publicada nas redes sociais pela secretária de Turismo de Itapema, Patrícia Marin está provocando questionamentos sobre possível xenofobia e o uso do cargo público para defender uma mobilização de caráter político.

No vídeo, a secretária relata uma conversa com o marido sobre o cenário político e a preocupação com a próxima temporada de verão. Ela afirma que Santa Catarina depende economicamente do agronegócio e de pessoas de outras regiões que visitam o estado durante o período turístico.

Durante a gravação, a secretária sugere que pessoas identificadas com a direita promovam uma campanha para incentivar turistas a escolherem as praias catarinenses em vez de destinos de outras regiões do país.

“Se nós da direita fizéssemos um movimento sobre isso, visite as praias de Santa Catarina nessa estação de verão, venha pra cá, não deixe o seu dinheiro lá, deixe aqui nessa região”, afirma.

A proposta é apresentada como uma ideia que poderia ganhar repercussão nas redes sociais.

Questionamentos sobre xenofobia e representação institucional

A repercussão da declaração levantou questionamentos sobre a possibilidade de uma manifestação com esse teor estimular discriminação regional, especialmente quando parte de uma pessoa que ocupa um cargo público diretamente ligado ao turismo.

Uma das críticas recebidas aponta que a secretária tem liberdade para manifestar suas opiniões pessoais, mas que a associação da proposta à atividade turística e à sua posição institucional pode gerar consequências para a imagem de Itapema.

A preocupação é que o município seja associado a um movimento de divisão entre brasileiros em razão de posicionamentos políticos ou da região onde vivem.

Embora a fala não apresente uma rejeição explícita a pessoas de outras regiões, a sugestão de direcionar o consumo turístico com base em alinhamento político abre espaço para questionamentos sobre discriminação regional e intolerância.

Impacto para o turismo

Itapema é um dos destinos turísticos de Santa Catarina e recebe visitantes de diferentes estados brasileiros. Nesse contexto, declarações de representantes públicos responsáveis pela promoção turística podem repercutir sobre a percepção de acolhimento do município.

O debate também envolve a distinção entre uma opinião política individual e uma manifestação feita por alguém que ocupa uma função pública de representação.