Administração de Rio do Sul informou que abrirá um processo administrativo disciplinar para investigar o caso
Uma caminhonete do Departamento de Meio Ambiente de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, foi flagrada circulando pela cidade com adolescentes de 15 e 16 anos pendurados do lado de fora.
A prefeitura informou, nesta segunda-feira (8), que abrirá um processo administrativo disciplinar para investigar o caso. As infrações flagradas em vídeo são grave e gravíssimas, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.
Segundo o município, por meio de assessoria, os jovens são da Guarda Municipal Ambiental Mirim de Rio do Sul, um grupo que participa de ações educativas de meio ambiente e segurança, e realizavam uma ação de limpeza de entulhos em combate à dengue.
O flagrante ocorreu na Rua Dom Bosco, bairro Jardim América, no sábado (6). Os adolescentes recolhiam materiais e os jogavam na caçamba, segundo a prefeitura.
Infrações
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é infração gravíssima transportar passageiros em compartimento de carga, salvo por motivo de força maior, com permissão da autoridade competente e na forma estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito.
Já conduzir “pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados” é considerada infração grave, segundo o CTB.