Veículo de prefeitura circula com adolescentes pendurados do lado de fora em SC

Divulgação

Uma caminhonete do Departamento de Meio Ambiente de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, foi flagrada circulando pela cidade com adolescentes de 15 e 16 anos pendurados do lado de fora.

A prefeitura informou, nesta segunda-feira (8), que abrirá um processo administrativo disciplinar para investigar o caso. As infrações flagradas em vídeo são grave e gravíssimas, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.

Segundo o município, por meio de assessoria, os jovens são da Guarda Municipal Ambiental Mirim de Rio do Sul, um grupo que participa de ações educativas de meio ambiente e segurança, e realizavam uma ação de limpeza de entulhos em combate à dengue.

O flagrante ocorreu na Rua Dom Bosco, bairro Jardim América, no sábado (6). Os adolescentes recolhiam materiais e os jogavam na caçamba, segundo a prefeitura.

Infrações

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é infração gravíssima transportar passageiros em compartimento de carga, salvo por motivo de força maior, com permissão da autoridade competente e na forma estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito.

Já conduzir “pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados” é considerada infração grave, segundo o CTB.