Os moradores do loteamento Santa Clara, recém-construído no bairro Rio do Meio, em Itajaí, estão sofrendo com a falta de manutenção do local. Crateras, lamaçal, falta de calçamento e atoleiros são problemas constantes nas ruas do loteamento. Até um caminhão da empresa Ambiental, que faz a coleta de lixo, chegou a ficar atolado, na rua Maurino Mafra.
Um casal de 26 e 29 anos, que comprou um terreno no loteamento, está indignado com a falta de manutenção. “Me mudei faz pouco tempo para o bairro Rio do Meio e o loteamento está abandonado. Já não tem mais como passar de carro na rua. A prefeitura não dá suporte, a loteadora muito menos”, conta.
O loteamento com 160 lotes foi construído pela JP Empreendimentos, que pertence a Julian Piccoli Construtora e Loteadora. Atualmente, mais de 100 famílias vivem no local.
A secretaria de Obras explicou que o loteamento ainda não foi entregue oficialmente pela loteadora à prefeitura, por isso a responsabilidade pela manutenção das ruas é da empresa. A secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação também confirma que o loteamento ainda não foi aprovado pelo município e nem entregue pela empresa.
“Portanto, a responsabilidade em relação às melhorias da infraestrutura do local é do loteador. No entanto, caso o responsável não realize os reparos necessários, o município ainda possui alguns lotes caucionados (que ficaram de garantia) para leiloar e assumir as manutenções no local”, adverte, em nota oficial, a secretaria de Desenvolvimento Urbano.
Outro ponto levantado pelo empresário é de que no projeto aprovado em 2014 só era permitida a construção de uma casa por lote. No entanto, com o passar dos anos, a prefeitura acabou permitindo a construção de geminados, ou seja, liberando a construção de duas casas em um único lote, o que também causaria problemas com esgoto, drenagem pluvial e buracos no calçamento.
Julian alega que o loteamento já deveria ter sido entregue à prefeitura, mas isso ainda não aconteceu porque ele se afastou dos negócios devido a um problema familiar.
Fonte: Diarinho