PL de Santa Catarina ‘improvisa’ para juntar pré-candidata vetada por Bolsonaro ao ex-presidente na TV

Reprodução

Ex-mandatário ficou contrariado depois que aliados lhe mostraram gravações antigas em que Adeliana Dal Pont criticava sua gestão durante a pandemia da Covid-19

Escolhida como pré-candidata do PL à prefeitura de São José, em Santa Catarina, à revelia de Jair Bolsonaro (PL), Adeliana Dal Pont viu seu partido se valer de um artifício inusitado para que ela e o ex-presidente pudessem aparecer juntos em inserções na televisão.

Na propaganda eleitoral gratuita, a sigla colocou Dal Pont como um rosto discreto ao fundo, ao lado de outras pessoas, enquanto o governador Jorginho Mello (PL) e Bolsonaro aparecem em primeiro plano.

Em outros momentos da peça, contudo, a ex-prefeita da cidade ganha protagonismo e discursa normalmente como pré-candidata — mas nunca simultaneamente à imagem do ex-mandatário. Ela já governou o município por dois mandatos, de 2013 a 2020.

Curiosamente, a propaganda exibida pelo PL à população local também traz trechos de uma carreata recente que passou pela capital Florianópolis e por São José.

Foi justamente neste evento que Bolsonaro chegou a vetar a presença de Adeliana Dal Pont no palco. Segundo interlocutores, o ex-presidente ficou contrariado depois que aliados lhe mostraram gravações antigas em que a pré-candidata criticava sua gestão durante a pandemia da Covid-19.

Na ocasião, Pont chegou a recepcionar Bolsonaro em um clube de tiro em São José pela manhã. Mais tarde, após tomar conhecimento da reprovação da política à sua condução como presidente em meio à crise sanitária, ele reclamou que o PL catarinense não deveria ter aceitado a filiação da pré-candidata, que era do PSD até o ano passado.

Antes da carreata, Pont havia, inclusive, divulgado o evento com destaque para a presença de Bolsonaro, a despeito das críticas pregressas.

“Nosso presidente vem aí! Jair Bolsonaro, o grande líder da direita no Brasil, estará no Aeroporto de Florianópolis nesta terça, às 11h. Vamos juntos mostrar a força do nosso povo e demonstrar que o cidadão catarinense de bem está com Bolsonaro!”, escreveu nas redes sociais.

Após ser vetada, a pré-candidata evitou novas menções diretas ao ex-presidente nas próprias redes sociais. O oposto ocorre com Jorginho Mello, que mantém o apoio aberto a Adeliana Dal Pont e é presença constante nas postagens da ex-prefeita. (Com informações O Globo)