Combate à dengue: Saúde disponibiliza caçambas em todos os bairros para descarte de entulhos

Divulgação/PMP

A medida foi tomada para o descarte correto de materiais e objetos que possa acumular água, como pneus, vasos e garrafas

A Prefeitura de Penha, por meio do Programa de Combate à Dengue da Secretaria de Saúde, segue com as ações intensificadas contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Vírus Zika. Foram instaladas 17 caçambas em todos os bairros do município (lista completa no fim da matéria) para descarte correto de materiais e objetos que possa acumular água, como pneus, vasos e garrafas.

Os materiais serão recolhidas semanalmente, toda sexta-feira. A Secretária de Saúde, Barbara Juma Lugogo, pede o apoio da população para que os materiais sejam descartados da forma correta.

“Pedimos a colaboração da população para que não descarte materiais como lâmpadas, resto de materiais de construção civil como tijolos, lixo orgânico ou óleo de cozinha. Os casos de dengue reduziram, porém, continuamos com ações diariamente contra o mosquito Aedes Aegypti”, pontua.

Bárbara acrescenta que o objetivo é colocar 30 caçambas. “Colocamos inicialmente um pouco mais que a metade para verificar quais locais têm mais demandas. Posteriormente iremos colocar em mais pontos estratégicos”, finaliza.

O Programa de Dengue ainda continua com as ações de rotina como aplicação de larvicida e inseticida, averiguação de denúncias, inspeções semanais nas armadilhas e inspeções quinzenais aos pontos estratégico.

Até nesta terça-feira (11) foram registrados 2092 casos positivos contabilizados a partir de janeiro deste ano.

LOCAL DAS CAÇAMBAS

– Avenida Nereu Ramos, 1280 – Centro/Praia Alegre
– Rua General Julião Neiva de Lima, 547 – Centro (Rua
– Avenida Nereu Ramos, 222 – Centro (Pátio da Prefeitura)
– Rua Margarida Vieira, 884 – Armação (Em frente a UBS Mariscal)
– Rua Tijucas, 317 – Armação
– Avenida Itapocoroi, 2320 – Armação (Ao lado do Leandro Fotos)
– Rua Arno Becker, 1167 – Gravatá/Praia de São Miguel
– Rua Angiolete João de Freitas, 879 – Santa Lídia (Em frente a Festa dos Pescadores)
– Estrada Geral Santa Lídia, s/n – Santa Lídia (Em frente ao Mercado Horti)
– Rua Esperança, 57 – Santa Lídia/Morro do Credi
– Rua Felipe João Anacleto, 1702 – Nossa Senhora de Fátima/Reciclagem
– Rua Paula Simone Leger, 290 – Nossa Senhora de Fátima
– Rua Dionisio Moser (Loteamento Flor de Lótus)
– Rua Ernesto dos Santos, s/n – São Nicolau II
– Rua Sebastião Schmitz, 871 – São Nicolau I (Em frente a creche)
– Rua Maria Olidia, 2189 – São Cristóvão
– Avenida Curitiba, 175 – Nossa Senhora de Fátima (Próximo a Escola Horacina)

SINTOMAS E COMO EVITAR A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO

Pessoas que tiverem sintomas compatíveis com a dengue, como febre alta acompanhada por dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor atrás dos olhos, devem procurar atendimento médico o mais rapidamente possível a partir do início dos sintomas.

Para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mantenha caixas, tonéis e barris de água bem tampados, coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada, não jogue lixo em terrenos baldios e se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo e facilite a entrada dos agente endêmicos nos imóveis.