Mutirão de castração gratuita de cães e gatos tem boa procura em Balneário Piçarras

Será a primeira ação do gênero este ano e, ao todo, deverão ser realizadas 150 cirurgias por empresas especializada que trará centro cirúrgico móvel para o município

DA REDAÇÃO

Somente nos três primeiros dias de cadastro para as cirurgias de castração gratuitas de cães e gatos 60 pessoas se inscreveram. Para André Rauny Maia Cardozo, chefe da Vigilância Epidemiológica de balneário Piçarras, esse total demonstra o interesse da população nesse tipo de procedimento, que muitos não conseguem fazer por conta do custo em clínicas particulares.

Não é à toa que as 150 vagas abertas têm como público preferencial famílias cadastradas no Cadunico, ou seja, famílias de mais baixa renda. Esse será o primeiro mutirão de castração de animais deste ano e acontecerá no próximo dia 26. Em 2021, foram 4 mutirões que totalizaram 500 cirurgias. Quem venceu a licitação e vai realizar as cirurgias é o Projeto Castração, de São José que tem um caminhão adaptado com centro cirúrgico capaz de realizar as 150 castrações num único dia. “A empresa é especializada e seus equipamentos, bem como o caminhão, atendem todas as exigências do Ministério da Saúde, com garantia de total assepsia para os procedimentos”, afirma André.

Segundo o chefe da Vigilância, a contratação de uma empresa se deu porque o município não conta com uma estrutura de equipamentos, espaço adequado nem profissionais habilitados para a realização dessa quantidade de cirurgias. Segundo ele, há um ambulatório, que funciona anexo ao Sindicato Rural, no qual apenas uma profissional presta atendimento aos pequenos produtores rurais e à comunidade em geral.

André também frisou que todo o procedimento é gratuito, incluindo o cone que os animais precisam usar no pós-cirúrgico, bem como toda a medicação. Ainda outro fato lembrado por ele é que está sendo estudada uma proposta para tentar viabilizar castrações subsidiadas. “Se conseguirmos viabilizar, o município arcará com, 50 por cento dos custos para que possamos ter menos animais nas ruas e também garantir que, com a castração, diversas doenças sejam evitadas, pois, esse um dos benefícios dessa cirurgia”, finalizou.

Ele lembrou que existe uma lei municipal que prevê as castrações gratuitas, mas disse que há lacunas que precisam ser preenchidas. Por isso, um projeto deverá ser encaminhado à Câmara Municipal para complementar a legislação em vigor. “Uma das coisas que devemos acrescentar será o programa de educação ambiental, a ser realizado nas escolas municipais, no contra turno escolar”, comentou.

O cadastro para a cirurgia deve ser realizado na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Rua Vereador João Figueredo, 1194. As vagas são limitadas e a preferência é operar cães e gatos fêmeas.