Moradora de Penha descobre câncer de mama e família pede ajuda da comunidade para pagar exames

Arquivo pessoal

A única esperança de Idalicia é arrecadar recursos na vaquinha virtual lançada pela mãe e o marido para conseguir o dinheiro necessário para realizar os exames

A moradora de Penha, Idalicia Luci Cordeiro, luta contra o câncer desde 2020, quando descobriu um nódulo no seio. A certeza da descoberta do câncer de mama só veio ano passado e, agora, a situação de saúde da paciente se tornou urgente.

A única esperança de Idalicia é arrecadar recursos na vaquinha virtual lançada pela mãe e o marido para conseguir o dinheiro necessário para realizar os exames.

A tomografia aponta que o câncer já atingiu os pulmões da paciente, que faz o tratamento na Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon) de Itajaí.

Idalicia precisa juntar o equivalente a R$ 20 mil para custear o Pet-Scan (Tomografia Especializada), entre outros exames necessários ao tratamento de alto custo que não estão previstos na cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, até o momento, a vaquinha arrecadou apenas R$ 3.963 mil.

Você pode ajudar contribuindo com qualquer valor acessando o link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-para-tratamento-de-cancer-urgente

Câncer de mama

Todos os anos, cada vez mais mulheres são surpreendidas com o diagnóstico do câncer de mama, por isso a necessidade de campanhas frequentes de prevenção, hoje restritas ao mês de outubro. A doença é causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.

Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.

O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para o câncer de mama em Unidades Hospitalares especializadas.