Governo do Estado afirma que ainda não há uma data de entrega para o novo Hemosc de Itajaí
Iniciaram na manhã desta segunda-feira (2) as obras para a nova Unidade de Coleta e Distribuição de Sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) em Itajaí.
Conforme o Governo do Estado, a unidade irá funcionar no imóvel antes ocupado pela Gerência Regional de Saúde e que atualmente encontra-se desativado para a construção da nova edificação.
A previsão para o início da demolição é esta quinta-feira (4), pois o processo de remoção dos itens é demorado, devido ao tamanho do prédio.
Prazo inicial para entrega de Hemosc era dezembro
O primeiro prazo dado pelo Governo de SC para a entrega da Hemosc de Itajaí era este mês de dezembro, mas ele não poderá ser cumprido. O processo de demolição deve durar cerca de 40 dias, enquanto os engenheiros e arquitetos concluem o projeto.
Terminando este prazo, já seria feita a construção que, segundo o governo, será rápido, já que serão utilizados pré-moldados.
Entretanto, ainda não existe uma data marcada para esta entrega final.
Por que demorou tanto?
A justificativa do Governo do Estado sobre o tempo de demora é que vários empecilhos não previstos aconteceram no meio do caminho, um deles seria que o edifício é próximo à Marinha.
“Aquele imóvel é muito antigo, fica na área nobre do Centro de Itajaí. Nós descobrimos que, além disso, é uma área de patrimônio histórico, área de Marinha, então estes setores tiveram que passar por liberações e autorizações, inclusive dentro da Prefeitura Municipal”, explica a Gerente Regional de Saúde de Itajaí, Andressa Granemann dos Santos.
Quando pronto, a previsão é que seja coletada 30 bolsas de sangue por dia no Hemosc de Itajaí para atender cerca de 20 hospitais da região.
Clique aqui e leia reportagem completa no ND Mais