Farmácia de Penha se nega a fornecer medicamento gratuito do Programa Federal

Divulgação

Morador de Penha ficou revoltado com a atitude do atendente, que teria justificado a resposta devido ao baixo valor da contrapartida do governo federal 

Um morador de Penha procurou a reportagem do Oiscnoticias na tarde desta terça-feira (16) para reclamar de uma situação absurda e revoltante ocorrida em uma farmácia localizada na Avenida Eugênio Krause, no centro da cidade.

Segundo o morador, ao procurar um medicamento anunciado como gratuiito em uma Farmácia Popular de Penha, ele recebeu a seguinte resposta de um funcionário chamado Rodrigo:

“Nós não fornecemos remédio gratuito para não ter prejuízo. Então. porque a propaganda enorme em frente ao estabelecimento?”, reclamou o morador, que está com a capacidade de respiração de 45% e precisa do medicamento Aerolin. O remédio é indicado para o controle e prevenção dos espasmos (contrações) dos brônquios durante as crises de asmabronquite crônica e enfisema.

Governo Federal anuncia Medicamentos Gratuitos pelo Programa Farmácia Popular

Os brasileiros que têm diabetes, asma, hipertensão e osteoporose podem ter acesso a medicamentos gratuitos para essas doenças.

O benefício faz parte do programa Farmácia Popular, do Governo Federal, que oferece, também, anticoncepcional e absorventes de graça, além de medicamentos com custo reduzido para tratamento de rinite, doença de Parkinson, glaucoma, incontinência (fraldas geriátricas), diabetes associadas à doença cardiovascular e dislipidemia (gordura no sangue).

Nesses casos, o Ministério da Saúde paga parte do valor dos medicamentos (até 90% do preço de referência tabelado) e o cidadão arca com o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia. Ao todo, o programa contempla 40 fármacos.

O outro lado

Nós tentamos fazer contato com a farmácia, mas ninguém atendeu nossa ligação.