Consumo de moluscos está proibido em SC

Divulgação

Especialistas identificaram a presença de toxina que se for ingerida por seres humanos pode causar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia

Especialistas identificaram a presença da toxina ácido ocadaico em moluscos de praticamente todas as áreas de cultivo no estado. A medida foi determinada pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) na sexta-feira (26).

A proibição visa preservar a saúde dos consumidores e acontece por da maré vermelha. “É um evento natural que pode ocorrer em determinadas épocas do ano e tem relação com diversos fatores como correntes marítimas e condições climáticas”, explica o médico-veterinário Pedro Sesterhenn, responsável pelo Programa de Sanidade dos Animais Aquáticos e das Abelhas na Cidasc.

Por serem animais filtradores, os moluscos podem absorver algas produtoras de toxinas, que se tornam um risco para seus consumidores em maiores quantidades. A toxina não é prejudicial para os moluscos, mas caso ingerida por seres humanos, pode causar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.

A Cidasc irá intensificar o monitoramento dos moluscos nos próximos dias, e pode liberar o consumo e a comercialização conforme a normalização do quadro tóxico.

Moluscos viraram pauta de reunião

A melhora no monitoramento de algas nocivas na maricultura catarinense foi um dos temas abordados na última reunião da Secretaria da Aquicultura e Pesca de Santa Catarina (SAQ) desta semana. A pasta reuniu maricultores, representantes e autoridades do setor para discutir e alinhar ações estratégicas para a ampliação da maricultura no estado.

“Santa Catarina é um estado pioneiro na produção de moluscos. Para continuarmos crescendo e nos destacando como os maiores produtores nacionais e avançarmos no cenário internacional, é fundamental trabalharmos juntos, ouvindo as demandas dos produtores e buscando soluções eficientes e sustentáveis”, afirmou o secretário de Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo.

O Governo do Estado se comprometeu a manter um diálogo constante com os produtores e a buscar parcerias com outras instituições para apoiar o desenvolvimento da maricultura em Santa Catarina. O encontro também abordou as linhas de crédito oferecidas pelo Governo do Estado aos maricultores, além de melhorias na infraestrutura no setor. (Com informações Diarinho)