Cerca de 200 pescadores de Penha ganham kit para pintar embarcações

Quem não pode comparecer ao ato de entrega, pode comparecer na sede da Secretaria (anexa ao complexo da Colônia de Pescadores) para fazer a retirada do material

“É uma ajuda boa, uma grande economia para nós, já que de quatro em quatro meses nós temos que pintar a embarcação”, detalha o pescador Osmar Antônio Suzena Junior, um dos artesanais que, no último sábado, dia 21, esteve na Secretaria de Agricultura e Pesca de Penha para pegar seu Kit Pescador. Mais de 200 pescadores artesanais estão sendo beneficiados pelo kit, composto uma lata de tinta envenenada, um jogo de capa e jardineira e botas.

Quem não pode comparecer ao ato de entrega, pode comparecer na sede da Secretaria (anexa ao complexo da Colônia de Pescadores) para fazer a retirada do material. “Esse kit é um importante auxílio aos pescadores que atuam de forma artesanal, especialmente na questão de manutenção da embarcação – uma vez que muitos atuam no camarão sete barbas, que tem seu defeso encerrado no próximo dia 31”, detalha o secretário, Rubens João de Souza Filho.

É o caso de Seu Osmar, com quinze anos de experiência, que prepara sua embarcação para se lançar ao oceano na próxima semana. “Meu foco é o camarão sete-barbas. Após três meses parados, agora regressamos à pesca com esse importante auxílio à pesca artesanal”, acrescentou ele. De 1º de março a 31 de maio, a pesca do camarão sete-barbas é proibida em respeito ao defeso – data que mudou para o próximo ano: 28 de janeiro a 30 de abril.

Na aquisição do Kit Pescador – que atende à Legislação Municipal – o Governo Municipal investiu um total de R$ 104 mil. “A pesca artesanal é uma das forças econômicas e culturais da nossa cidade. São centenas de famílias que retiram seu sustento do Atlântico. O Kit Pescador é um auxílio a tão dificultosa e valorosa profissão”, encerrou o prefeito Aquiles da Costa, que esteve no ato do último sábado, 21.