Barra Velha convoca interessados em transferir restos de entes queridos para novo Ossário Público

Divulgação

Ossário Público é um novo espaço onde os restos mortais ficarão em local reservado, separado em nichos, devidamente identificado pelo poder público

A Prefeitura de Barra Velha está convocando moradores que tenham entes queridos sepultados há mais de cinco anos no Cemitério Municipal da Rua Pedro Alcântara de Freitas, no centro, há mais de 5 anos, para que, de forma voluntária, manifestem interesse em transferir os restos mortais para o Ossário Público.

Os interessados devem buscar o Setor de Protocolo, na sede da Prefeitura, na Avenida Celso Ramos, nº 200, ao lado do cemitério. Segundo o secretário de Planejamento, Marcelo Cunha, o Ossário Público é um novo espaço onde os restos mortais ficarão em local reservado, separado em nichos, devidamente identificado pelo poder público.

A ação proporcionará economia aos familiares, já que demandará menor manutenção por parte dos munícipes do que aquelas que atualmente são demandadas para gavetas ou sepulturas convencionais. A transferência, num primeiro momento, será efetuada voluntariamente para o novo espaço, que será identificado com os dados do falecido, sem despesas aos interessados.

“Essa remoção visa a desocupar gavetas e sepulturas criando novas vagas de sepultamento no Cemitério Municipal”, reforça Cunha, o que poderá amenizar o problema de falta de espaço. Para discutir mais sobre a questão, está prevista audiência pública para este mês de maio, em data a ser divulgada.

Marcelo Cunha lembra que a participação dos moradores é fundamental para encontrar soluções que respeitem a memória dos entes queridos e garanta a dignidade de todas as ossadas existentes no cemitério do centro. O espaço foi vistoriado nesta semana por Marcelo Cunha e também por Fábio Brugnago, atual secretário de Administração de Barra Velha.