Profissionais técnicos explicaram sobre o fluxo de atendimento

Cerca de 50 pessoas compareceram à audiência pública de apresentação do fluxo da Secretaria de Saúde. O evento aconteceu na manhã desta nesta sexta-feira, 22, na Câmara de Vereadores e foi solicitado pelo Ministério Público.

O processo operacional das diferentes repartições de atendimento de saúde municipal foi detalhado aos que estiveram presentes.

“O objetivo da audiência é, junto com a equipe técnica da Secretaria de Saúde, que exerce papel de relevância, explicar o funcionamento dos serviços. Acho muito importante também o engajamento de todas as autoridades para que possamos conscientizar a população”, explica a secretária da pasta, Susana Perinotti.

A apresentação foi dividida entre os profissionais responsáveis pelos setores. A Atenção Primária foi detalhada pela enfermeira Maria Alice da Silva, que destacou que esta é a porta de entrada aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nesses locais, são realizados exames de rotina, renovação de receitas, vacinação, entre outros.

A coordenadora do Pronto Atendimento 24 horas, Rúbia Krinski, abordou a classificação de risco que determina a urgência e emergência dos atendimentos, por médicos, enfermeiros e profissionais de raio-x.

Encaminhamentos são realizados ao Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, Hospital Infantil Pequeno Anjo, Hospital Hoscola e ao Instituto de Psiquiatria.

O funcionamento do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) foi detalhado pela secretária adjunta de Saúde, Carla Rudolf. O local proporciona atendimentos de 10 especialidades e seis exames distintos.

Já a fisioterapeuta Talita Vieira de Souza, responsável pela Academia da Saúde, realizou explicações sobre o local, que proporciona diversas atividades, e sobre o Centro Integrado de Reabilitação (CIR).

O funcionamento dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) foi abordado pela coordenadora, Giovane Mellies. No Caps, são prestados atendimentos voltados a transtornos mentais graves e recorrentes. Entre janeiro e agosto de 2023, houve mais de 3500 atendimentos por diferentes especialidades. O fluxo da farmácia municipal foi detalhado pelo coordenador Lucas Gabriel Teodoro.

Ao final da apresentação, o público fez perguntas anônimas que foram esclarecidas. “Hoje, eu também estive aqui para aprender. O SUS é um sistema único no mundo. Não é perfeito, sempre podendo ser aprimorado, mas constatamos a grandeza do sistema e a importância de valorizar os profissionais”, ressaltou a Promotora de Justiça, Mariana Pagnan Silva de Faria.

Além da secretária de Saúde e da Promotora de Justiça, a mesa do evento foi composta pelo presidente da Câmara, Ademar de Oliveira, o presidente da Comissão Especial de Saúde e vereador, Lucas Maia, e o prefeito em exercício, Fabiano José Alves.

“O SUS é um sistema unificado, mas existem particularidades locais. Prestar esses esclarecidos contribui para proporcionar democracia aos usuários, tirando as dúvidas da população e também dos servidores”, concluiu o prefeito em exercício. (Assessoria PMBP)