VIDEO Vereadores saem no braço após discussão acalorada no plenário

Reprodução

Parlamentares do PT e do Republicanos foram as vias de fato 

Um episódio de violência política marcou a sessão ordinária da Câmara Municipal de Paraibuna, no interior de São Paulo, na noite desta segunda-feira (9).

Os vereadores Marcelo André (PT) e Klinger Vitório (Republicanos) se envolveram em uma briga física após uma série de discussões acaloradas no plenário.

A confusão começou após a menção de um vídeo publicado pela moradora Caroline Moreira, que relatou nas redes sociais a falta de apoio da rede municipal de ensino à sua filha de 8 anos, que tem deficiência auditiva. Em seu desabafo, Caroline afirmou que Camila Carvalho, esposa do vice-prefeito Tales Vitório (Republicanos), teria sugerido que ela deixasse a cidade.

Durante a sessão, o vereador Junho Social (PT) trouxe o caso à tona. Em resposta, Klinger Vitório — que é pai do vice-prefeito e sogro de Camila — defendeu os familiares e rebateu as acusações, sugerindo que a oposição estaria politizando o caso.

Na mesma fala, Klinger comentou, sem citar nomes, sobre uma ação judicial que questiona a licitação para a festa de aniversário da cidade, promovida pela prefeita Professora Helô (PL). Logo em seguida, Marcelo André subiu à tribuna e assumiu que ele e o Partido dos Trabalhadores foram os autores da ação, mas explicou que o objetivo era questionar o processo licitatório, e não a realização da festa em si.

A situação se agravou quando o vídeo de Caroline voltou à pauta, e o clima entre os parlamentares se intensificou.

O presidente da Câmara, Cícero Fabiano (PSDB), suspendeu a sessão. Nas imagens da transmissão, é possível ver Marcelo André se afastando da tribuna, seguido por Klinger minutos depois.

A troca de agressões físicas ocorreu fora da câmera, em outro espaço da Câmara.