Confusão começou quando o vereador governista apresentou um requerimento “politiqueiro” convidando o prefeito Tiago Baltt a prestar contas das obras
A reunião ordinára da Câmara Municipal de Balneário Piçarras desta terça-feira (14) terminou em um vexatório bate-boca entre os vereadores Lucas Maia (MDB) e João Bento de Moraes (PSDB).
A discussão teve início depois que o vereador aliado do governo apresentou um requerimento, pedindo o comparecimento do prefeito Tiago Baltt (MDB) na Câmara para falar sobre as obras.
O pedido foi criticado pelo vereador João Bento, que citou suspeitas de manobra política do vereador Lucas para enaltecer as ações da atual gestão em ano eleitoral.
“Acho que o requerimento é válido, só não entendo o motivo de fazer o convite ao prefeito, até porque ele (prefeito) tem acesso livre a essa casa para colocar toda transparência do seu governo. Isso me estranha muito quando o vereador pede, parece uma ´coisa combinada´. Lógico que sou favorável ao requerimento”, frisou João Bento.
Nesse momento, Lucas se mostrou descontrolado e disparou contra o vereador: ´”Se o senhor combina algo com alguém é da parte do senhor, é da índole do senhor…e não da minha…O senhor gosta de botar palavra na boca dos outros, usar o microfone para criar picuinhas…O senhor tenha respeito com os demais vereadores…”, falou em tom de voz alterado e com o dedo apontado.
Diante da presença do secretário de Assistência Social, Dorval Vieira, e da comunidade escolar, o presidente da Câmara, Ademar de Oliveira, o Galo, cortou o microfone do plenário enquanto a baixaria continuava. A sessão foi suspensa por cerca de um minuto.
MAIS BATE-BOCA
No uso da palavra livre, os dois vereadores abriram mão dos temas tradicionais de suas pautas para continuar trocando acusações.
Lucas Maia abriu seu discurso citando um artigo do regimento interno que estabelece como prerrogativa do vereador convidar o prefeito para prestar esclarecimentos dentro do prazo de 15 dias.
“Ou seja, é atribuição do vereador fazer qualquer tipo de requerimento. Eu não sabia que seria atribuição do vereador de situação ou de oposição,” ironizou Lucas.
João Bento parabenizou a equipe da assistência social pela campanha maior amarelo e parabenizou o presidente Ademar Galo por manter a ordem.
“O vereador Lucas acha que vou me intimidar com os gritos dele ou que o Ibope dele tá muito bom por aí…Ele gritando despesperado por que não tem maturidade para respeitar a opinião do colega vereador”, alfinetou João Bento. “Lucas anda na rede social tirando foto com o pé em cima de tubo, mas fiscalizar que é sua função ele não faz nada”, completou.
CONFIRA O VÍDEO DA DISCUSSÃO