Vereadores mirins de Penha participam de Encontro Estadual

Evento promovido pela Escola do Legislativo da Alesc reuniu 38 Câmaras Mirins de Santa Catarina

Palestras, diversas dinâmicas, mesa redonda com experiências de sucesso, apresentações artísticas e muita animação foram os principais ingredientes do XI Encontro Estadual de Vereadores Mirins, promovido pela Escola do Legislativo da Alesc, em Florianópolis, na quarta-feira (1).

O evento reuniu 38 Câmaras Mirins do Estado no Auditório Deputada Antonieta de Barros e no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com a participação de mais de 500 jovens, incluindo os 11 vereadores mirins do município de Penha, além de diversos deputados e deputadas estaduais e do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), desembargador Leopoldo Brüggemann.

Os vereadores mirins também tiveram a oportunidade de conhecer o Palácio Barriga Verde, visitando o Plenário e compreendendo melhor como se dão os trabalhos dos deputados estaduais. “O encontro estadual foi muito legal. Amei as palestras, as músicas e as dinâmicas. Esse evento vai ficar na lembrança e na história”, ressalta o vereador mirim Esmael Silva, representante da Escola Especial Henny Coelho, a Apae de Penha.

O encontro também foi especial para Luana Köche Felício, vereadora mirim eleita pela Escola Básica Municipal João Antônio Pinto. “Eu gostei muito do evento, foi algo maravilhoso e espero que isso aconteça mais vezes”, considera.

Os vereadores mirins penhenses Jennifer Vitória França Cabral, Luan Miguel da Silva Gomes e Mikael Calebe de Souza tiveram uma participação especial no evento. Juntos cantaram a música Aquarela, de Toquinho.

Cursos de formação

A próxima etapa do Programa Câmara Mirim de Penha será no dia 15 de junho. Diplomados em uma solenidade realizada no dia 26 de maio, os 11 vereadores mirins e os 11 suplentes irão participar de um curso de formação nos períodos da manhã e da tarde com uma equipe de professores da Escola do Legislativo da Alesc, dessa vez na sede do Legislativo Penhense.

Nesta oportunidade, os jovens terão cursos de oratória, Constituição e processo legislativo, iniciando a série de encontros de preparação para a posse que ocorrerá no dia 24 de agosto.