Tartaruga verde é devolvida forte e saudável para as águas da Praia Grande em Penha

Reprodução

A captura da tartaruga, salva inicialmente por pescadores, e em seguida, atendida pelos veterinários da Univali em Armação, foi celebrada por muitos

Ativistas ambientais, comunidade em geral, estudantes e técnicos ligados à Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali, em Armação do Itapocoróy, Penha, pararam na manhã desta quarta, dia 20, para acompanhar o retorno da tartaruga verde (Chelonia Mydas) às águas da Praia Grande, sob aplausos dos presentes.

A captura da tartaruga, salva inicialmente por pescadores, e em seguida, atendida pelos veterinários da Univali em Armação, foi celebrada por muitos.

A parceria exitosa foi completada com o trabalho do Projeto Tamar, de Florianópolis, para onde ela foi levada, reabilitada e agora retornou para seu habitat.

A tartaruga foi resgatada dia 22 de janeiro deste ano, segundo detalharam os veterinários da unidade. O animal estava com uma linha de pesca em sua nadadeira esquerda e em risco iminente. Foi retirado em alto mar por pescadores locais.

A equipe fez o atendimento e encaminhou para a Unidade de Estabilização, em Armação.

O réptil foi avaliado, recebeu cuidados da equipe de profissionais e tratamento conforme as condições de saúde. Após responder bem aos cuidados e concluir a fase de estabilização, foi encaminhada para o Projeto Tamar, em Florianópolis.

“Foi um trabalho conjunto desenvolvido por várias instituições, e atenderam esse animal da forma mais rápida possível”, enalteceu Jeferson Dick, coordenador do trecho 4 da orla catarinense integrante do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

A Univali foi responsável pela fase de estabilização do quadro de saúde do réptil; ao Tamar, coube à reabilitação, na capital catarinense.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama às atividades da Petrobras voltadas à produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos. (Com informações Mzl10)