Comunidade reclama do aumento da presença de mosquitos nas casas e nas escolas
Marcos de Oliveira
Da redação
O crescimento acelerado do número de casos suspeitos de dengue e a falta de medidas de combate ao mosquito por parte do Poder Público ligou o sinal de alerta para pais de alunos e moradores de Balneário Piçarras.
Os sobrinhos de uma moradora do bairro Itacolomi, na região norte do município, foram diagnosticados com dengue e um outro caso também foi confirmado na Rua 4350.
“O que mais assusta é as crianças falando que na escola tá cheio de mosquitos e eles acabam sendo picados durante as aulas. A gente não vê a prefeitura passando nas residências, fazendo campanhas de aviso ou alertas sobre a dengue. Tem muita casa com entulhos e objetos que juntam água parada e as pessoas desconhecem os riscos”, comenta.
Segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina, no período de 1º de janeiro a 11 de março, foram notificados 9.929 casos suspeitos de dengue em Santa Catarina. Desses, 1.731 foram confirmados, 4.060 descartados, 35 inconclusivos (classificação usada no Sinan para os casos que, após 60 dias da notificação, ainda não tiveram sua investigação encerrada) e 4.103 permanecem como suspeitos.
O outro lado
Em nota, a prefeitura de Balneário Piçarras afirma que no momento o município não se encontra em situação de epidemia por transmissão de dengue.
Ainda segundo a prefeitura, existe somente 1 caso positivo da doença, este importado de Joinville
“Cada notificação de caso suspeito de doente por Dengue que chega até a Vigilância Ambiental é designada uma equipe para o endereço que consta na notificação, (por isso a importância de manter os dados atualizados nas unidades de saúde) a equipe irá realizar uma varredura em 150 metros quadrados do local informado a procura de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti para contenção da transmissão. Caso o resultado do exame feito pelo Lacen dê positivo o estado libera a equipe para a então aplicação em 150 metros quadrados a partir da casa do paciente”, conclui a nota enviada pela Assessoria de Comunicação Social da prefeitura de Balneário Piçarras.
Confira dicas para prevenir a dengue:
1.Utilize repelente
Passar o produto nas partes do corpo que ficam expostas, como braços e pernas, é uma maneira eficaz de manter os mosquitos afastados da pele.
2.Cubra a maior parte do corpo, quando possível
O Aedes aegypti é atraído pela substância que o corpo humano elimina por meio do suor e da respiração, por isso é importante utilizar roupas que cubram a maior parte do corpo para atenuar esse processo.
3.Elimine focos de água parada
Evite deixar qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros desde espaços como caixas d’água e piscinas abertas até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.
4.Coloque telas em janelas e portas
Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.






