Após detectar a falsificação, é gerado um laudo para a empresa e a situação é encaminhada para a Polícia Civil, para investigação
Ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Saúde de Itajaí tem auxiliado empresas a comprovar a veracidade de atestados médicos emitidos por profissionais da rede municipal de saúde.
Ao todo, já foram efetuadas 1.738 verificações no sistema on-line, com a identificação de mais de 15 fraudes apenas em 2024. Após detectar a falsificação, é gerado um laudo para a empresa e a situação é encaminhada para a Polícia Civil, para investigação.
No caso de atestados manuais, que geram maiores dúvidas, ou de atestados digitais que não puderam ser validados na ferramenta on-line, as empresas podem solicitar a verificação através do e-mail para validaratestados@itajai.sc.gov.br.
A mensagem deve conter um documento com foto do solicitante da informação, comprovação do vínculo empregatício entre o paciente que entregou o atestado e a empresa, e cópia legível do atestado. Além disso, é obrigatório fornecer um telefone para contato.
“Como o uso de atestados manuais ainda é comum na Rede Municipal, optamos por disponibilizar um e-mail para as empresas que desejam fazer a verificação da veracidade dos documentos. Com essa medida, evitamos fraudes e damos mais segurança aos profissionais de saúde”, afirma o secretário municipal de Saúde, Emerson Duarte.