No país, Santa Catarina foi o quinto estado com a maior alta percentual. Entre janeiro e março de 2023 o Estado registrou 177 mortes violentas
Santa Catarina teve aumento de 15% nos assassinatos durante os três primeiros meses de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo dados do Monitor da Violência, projeto criado pelo g1, foram 24 mortes a mais neste ano.
No país, Santa Catarina foi o 5º estado com a maior alta percentual. Entre janeiro e março de 2023, foram 177 mortes violentas, contra 153 nos primeiros três meses de 2022. O aumento vai na contramão do Brasil, que registrou queda de 0,7% do índice no 1º trimestre.
No dado, estão contabilizadas as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios (roubo como consequência a morte) e lesões corporais seguidas de morte. Juntos, estes casos compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.
Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP), responsável pelos dados, justificou que o aumento do número de mortes violentas “tem relação com confronto entre facções do crime organizado, principalmente no Norte do Estado, no começo deste ano“.
Segundo a pasta, a disputa territorial entre grupos criminosos rivais, que usam da violência para ditar regras, tem como consequência os homicídios.
Presidente da Comissão de Segurança, Criminalidade e Violência Pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Santa Catarina, Guilherme Stinghen Gottardi, explica que o confronto entre facções desafia o Brasil todo e é um movimento nacional do crime organizado.
No entanto, pontua que as policias de Santa Catarina tentam reverter os números em duas vertentes: “Todo o processo de inteligência está ativo 24 horas por dia, conduzindo todas as informações que serão utilizadas no policiamento ostensivo”, afirma.
Crimes violentos
Em Joinville, cidade mais populosa do Santa Catarina localizada no Norte do Estado, quatro corpos foram encontrados enterrados em uma chácara em março deste ano. De acordo com a investigação, elas foram mortas em 7 de janeiro de 2023.
No dia seguinte, 8 de janeiro, outra chacina terminou com a morte de sete pessoas na mesma cidade. Segundo a Polícia Civil, a motivação de ambos os crimes tem relação o conflito entre organizações criminosas.
O levantamento, que compila os dados mês a mês, faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do g1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.






