Prefeito Tiago Baltt quer investir R$ 24 milhões para ampliar faixa de areia da praia

Divulgação/PMBP

Esta é a quarta obra ampliação da praia em sua história; os recursos para obra são do Fundo de Manutenção da Praia de Piçarras (Fumpra), composto por 33% da arrecadação do ITBI, 3% do IPTU e 20% da cobrança de dívida ativa

A prefeitura de Balneário Piçarras, lançou nesta segunda-feira (29) o edital para mais um alargamento de areia da orla central. A obra, orçada em mais de R$ 24 milhões de reais, deve iniciar ainda em 2024.

Segundo o projeto, o engordamento da praia prevê a execução de um trecho de aproximadamente dois quilômetros entre o molhe da Getúlio Vargas e o da Barra Sul, próximo ao rio Piçarras. Além disso, uma jazida no mar fornecerá mais de 425 mil metros cúbicos de areia, ampliando o espaço destinado aos banhistas.

A empresa que executará a obra deve ser definida na primeira quinzena de junho. Os recursos provêm do Fundo de Manutenção da Praia de Piçarras (Fumpra), sendo composto por 33% da arrecadação do ITBI, 3% do IPTU e 20% da cobrança de dívida ativa.

Este é o quarto alargamento da orla da cidade. Assim, como nas três obras anteriores, realizadas em 1998, 2008 e 2012, a extensão foi de pouco mais de dois mil metros.

Outras cidades

Recentemente, a praia central de Balneário Camboriú, assim como Jururê, em Florianópolis, também passaram por execução de engordamento da faixa de areia.

Este ano, as prefeituras de Itapema e Navegantes, também no litoral Norte de Santa Catarina, anunciaram que estão em processo de licitação para o alargamento de suas orlas.

As obras, consideradas fundamentais para o turismo, estão se tornando frequentes em várias cidades litorâneas de Santa Catarina.