Prefeito preso envia carta à Rádio Mar Azul para dar explicações

Divulgação

Prefeito de Barra Velha, Douglas Elias da Costa (PL), está na Unidade Prisional da Canhanduba desde o dia 24 de janeiro

O prefeito de Barra Velha, Douglas Elias da Costa (PL) surpreendeu a direção da Rede Marazul ao encaminhar uma carta escrita de próprio punho por ele, e postada diretamente da Rua Pedro João Pinto, unidade prisional do bairro Canhanduba, em Itajaí, para a direção da emissora. O prefeito está preso no local desde o último dia 24 de janeiro.

O objetivo do prefeito, afastado do comando do Município por 180 dias em decorrência da Operação Travessia, do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), foi conversar, segundo ele, com a comunidade e com a própria direção da emissora. O prazo do afastamento termina no dia 26 de julho deste ano, e por hora, Daniel Pontes da Cunha (PSD) segue na condição de prefeito interino.

Diz Douglas nesta carta que “está com saudades” de todas as pessoas, dos amigos, dos munícipes, da cidade de Barra Velha, de seus familiares, dos funcionários da Prefeitura, da comunidade, das igrejas e também dos comerciantes. Ele diz que veio através da carta “pedir desculpas” aos transtornos decorrentes da situação desencadeada pela Operação Travessia. Segundo ele, após uma eventual saída da prisão, ele precisa se explicar a todos.

O comunicado segue a linha já adotada pelo prefeito, que alega ser “inocente” das acusações feitas contra ele, e ainda dá a entender que ele não estaria disposto a uma renúncia – pelo menos, nada sobre isso é citado na carta.

“Quero ir aí na rádio ao vivo esclarecer, explicar tudo bem explicado a minha situação atual de prefeito. Eu aqui estou bem, na maneira do possível, triste pelo acontecido. Estou aguardando os trâmites e requisitos da legalidade, respeitando as regras do jogo. Tenho orgulho de ser filho de Barra Velha e de cabeça erguida, sigo com humildade”, reforça ele.

O texto ainda traz conteúdo religioso, uma característica das falas de Douglas: “Quero pedir desculpas pelo transtorno e com Deus e o Espírito Santo me dando forças para recomeçar. Saudades de todos, Deus abençoe. Prefeito Douglas Elias da Costa, em 2024″, finaliza.

A coordenação de jornalismo da Rede Marazul achou por bem publicar o conteúdo da carta – e sem fazer julgamento de mérito sobre os problemas que levaram Douglas Elias da Costa à prisão – ação que neste momento, cabe ao Ministério Público, ao Gaeco e ao Tribunal de Justiça (TJ-SC).

Os principais nomes do grupo que com ele comandavam o Município – entre eles o ex-secretário de administração e finanças Mauro da Silva, o diretor de patrimônio Osmar Firmo e o então secretário de planejamento Elvis Fichter, seguem presos.

Um engenheiro, também preso na operação, foi liberado. Outros três empresários envolvidos nas acusações feitas contra o prefeito de Barra Velha também estão presos – desta vez, na unidade prisional de Joinville. (Com informações Mzl10)