No mês de junho, até o dia 24, a policlínica atendeu 3.117 pacientes, com um total de 110 faltas em consultas/exames/procedimentos no mês corrente
A Policlínica Municipal de Balneário Piçarras registrou mais de 12 mil atendimentos nas 17 especialidades oferecidas.
O levantamento considerou os números desde a inauguração em dezembro de 2023 até junho deste ano.
No entanto, houveram também aproximadamente 4 mil faltas às consultas durante o mesmo período.
“Estamos em busca de oferecer um serviço de excelência aos usuários do SUS de Balneário Piçarras, contamos com a colaboração de todos comparecendo às consultas e desmarcando com antecedência, caso não consiga vir. Desta forma, podemos agendar usuário seguinte da lista de espera, não desperdiçando a vaga e garantindo um atendimento em menor tempo a todos”, ressalta a coordenadora da Policlínica Municipal, Talita Vieira de Souza.
Conheça a estrutura da Policlínica Municipal
A Policlínica Municipal possui uma equipe de enfermagem composta por quatro técnicas de enfermagem 40h, uma enfermeira 30h e uma enfermeira 40h semanais.
Além disso, atuam cinco psicólogos, sete fisioterapeutas, dois nutricionistas, quatro fonoaudiólogos, dois naturólogos, dois recepcionistas e dois serviços gerais (terceirizadas) e um motorista para a Clínica de Fisioterapia.
Enquanto isso, o Centro Integrado de Reabilitação (CIR) faz parte da Policlínica Municipal. Porém, os atendimentos de fisioterapia acontecem na Avenida Getúlio Vargas, devido o espaço físico.
O fisioterapeuta responsável pelo atendimento é quem define o acesso ao carro da Fisioterapia após avaliar criteriosamente se o usuário atende aos pré-requisitos do protocolo de serviço
Como funcionam os atendimentos e quais os serviços oferecidos
No local, a população pode encontrar especialidades como: ginecologia, obstetrícia, ortopedia, neurologia, neuropediatria, cirurgia geral, cardiologia, entre outros. Os atendimentos são previamente agendados.
A policlínica também realiza exames de teledermatoscopia, eletrocardiograma, teste de esforço ergométrico, ecocardiograma, entre outros. Além de procedimentos de inserção/retirada de DIU’s, cirurgias ambulatoriais de pequeno porte (pequenas cirurgias).
Por outro lado, por oferecer um serviço de média complexidade, o local não se enquadra como porta de entrada ao SUS. Portanto, os encaminhamentos são regulados e devem partir, especialmente da Atenção Primária/ Unidades de Saúde.
Em relação às faltas não justificada à primeira consulta, o usuário sai da lista de espera e precisará passar por um novo encaminhamento para retornar. Já as faltas previamente justificadas serão reagendadas pela regulação.
Entretanto, nos atendimentos que tratam de terapias regulares, como fonoaudiologia, fisioterapia, naturologia, nutrição e psicologia, no caso de falta sem justificativa à primeira consulta, ou se tiver duas faltas consecutivas não justificadas, o usuário é desligado. (Mzl10)