Piçarras chama concursados para resolver o problema da falta de médicos nos postos de saúde

Foto: Arquivo/Oiscnotícias

Enquanto os profissionais não chegam, pacientes continuam reclamando da falta de médicos e da demora no atendimento

Da redação

Moradores do Bairro Itacolomi, na região norte de Balneário Piçarras, continuam reclamando da falta de médicos na unidade de saúde. O problema já havia sido mostrado pela reportagem do Oiscnotícias no mês passado. A prefeitura afirmou na manhã desta terça-feira (22) que os concursados estão sendo chamados para resolver a defasagem.

No início desta semana, pacientes que foram até a UBS reclamaram da demora e afirmam ter sido consultados por uma enfermeira, porque não tinha médico.

“No posto de saúde do Itacolomi, vamos ter dois médicos. um médico deles (exigido por lei) e outro que entendemos ser necessário devido a demanda do bairro”

Fabiano José Alves, médico e vice-prefeito de Balneário Piçarras

“Os concursados estão sendo chamados para contratação. No posto de saúde do Itacolomi, vamos ter dois médicos. Na verdade, um médico de 40h (exigido por lei) e outro de 20h que não é exigido, mas entendemos que é necessário devido a demanda e o crescimento do bairro”, assinalou o vice-prefeito, Fabiano José Alves.

Sobre a enfermeira que fez a triagem dos pacientes, Fabiano lembra que a profissional é diretora de atenção básica e estava na UBS naquela ocasião para “organizar questões
questões pertinentes ao serviço.”

De acordo com a prefeitura, outros 8 profissionais – 4 deles para cumprir 20h – foram convocados pelo edital 14/2022, do Concurso Público 01/2022. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) segue atendendo com duas profissionais de psicologia.

CRAS e CREAS

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), também do Bairro Itacolomi, conta com duas assistentes sociais e dois psicólogos, segundo a prefeitura. No Bairro Nossa Senhora da Paz, são dois assistentes sociais e dois psicólogos.

A prefeitura acrescentou ainda que o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) tem dois assistentes sociais, dois Psicólogos, um pedagogo e um advogado. Já no Abrigo Institucional há um pedagogo, um Assistente Social e um psicólogo.