Peregrinação da Bandeira do Divino Espírito Santo movimenta devotos em Penha

Divulgação

O casal imperial vem acompanhado de uma verdadeira comitiva que já passou por Itajaí e Navegantes, e agora segue para Penha e Balneário Piçarras

O engenheiro mecânico Nicolas Amorim Galiatsatos, 26 anos de idade e morador há 25 anos em Balneário Piçarras, juntamente com a esposa, a administradora Larissa Laís Neves Bussi Galiatsatos, 24 anos, já estão no cortejo do peditório, ou seja, liderando a visita dos foliões do Divino Espírito Santo de Penha aos devotos da cidade e também de Navegantes, Balneário Piçarras e Itajaí, convidado para a 188ª edição da Festa do Divino.

Após a missa do envio, que ocorreu no último dia 31 de março, Domingo de Páscoa, Nicolas e Larissa, juntamente com a comitiva imperial e os foliões, iniciaram essa peregrinação da simbólica bandeira aos devotos em toda a região.

O cortejo – ou peditório, como chamado entre os mais antigos – é simular e acontece no mesmo período do cortejo de Barra Velha, onde a celebração também remonta há quase dois séculos.

O casal imperial vem acompanhado de uma verdadeira comitiva que já passou por Itajaí e Navegantes, e agora segue para Penha e Balneário Piçarras. Nicolas e Larissa foram eleitos em 2023 como casal imperial durante o sorteio dos candidatos ao reinado do Divino Espírito Santo. Eles e substituíram Walmor José da Silva e Junelândia Natália de Borba da Silva, casal imperial de 2023.

Foram Walmor e Junelândia que repassaram a bandeira do Divino sob as bênçãos do padre Josué de Brito para o novo casal de protagonistas da festa. As bandeiras têm no roteiro visitas a comunidade como os bairros São Cristóvão, Santa Lídia e São Nicolau, em Penha, além de Armação do Itapocoróy e centro da cidade, Olaria, Gravatá e Nossa Senhora de Fátima, entre outras.

Desde o dia 31 de março, os finais de semana que antecedem a festa são marcados por novas visitas, projetadas não apenas às comunidades de Penha, pois Nicolas lembra que Balneário Piçarras também terá visitas do cortejo de foliões, mais precisamente no bairro Santo Antônio e no centro da cidade.

A expectativa é chegar a 1.500 visitas, momento de oração, reflexão e convite para a festa, que tem seu primeiro momento em 8 de maio, a partir das 19h, com o hasteamento da Bandeira do Divino na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, e a partir do dia 9 seguindo até o dia 17, com as novenas preparatórias, sempre a partir das 19h30.

O tríduo festivo – dias principais de celebração ao Divino – acontece de 18 a 20 de maio, começando às 19h30; no dia 18, com a Missa da de Jesus de Pentecostes. No domingo da festa, dia 19, haverá alvorada de tiros às 6h, e às 16h, a procissão do encontro do imperador com a família imperial em frente ao paço municipal de Penha.

Na segunda, 20, ocorre o traslado da Coroa do Divino e das insígnias, saindo da Casa Imperial até a Igreja Matriz. (Com informações Mzl10)