Pai de santo preso tinha quarto para abusos sexuais

Reprodução/ Street View/Metrópoles

Uma das vítimas relatou à polícia que pai de santo dizia estar incorporado por entidade enquanto descia até suas partes íntimas

O pai de santo Rodrigo de Lima Baptista, de 45 anos, foi preso na última terça-feira (30), suspeito de abusar sexualmente de quatro mulheres em Araraquara, no interior de São Paulo.

Os crimes teriam acontecido em um terreiro de umbanda, no Jardim Maria Luiza 3. Entre as vítimas podem estar menores de idade, afirmou a delegada responsável pelo caso, Meirelene de Castro Rodrigues, da Delegacia de Defesa da Mulher, à EPTV.

Segundo a delegada, o homem se aproveitava da fé das vítimas para realizar os abusos. As práticas teriam ocorrido em um quarto construído pelo suspeito especificamente para essa finalidade.

Incorporado por entidade

Em uma das denúncias, à qual o Metrópoles teve acesso, uma das mulheres abusadas afirmou que começou a frequentar o terreiro em agosto de 2022, mas parou de ir após sofrer uma agressão física e importunação sexual em outubro do ano seguinte.

Segundo boletim de ocorrência, a mulher foi abusada no dia 2 de outubro de 2023, no terreiro na Avenida João Molina Gil, no Jardim Maria Luiza III. Na ocasião, o suspeito a teria recebido “super mal” e questionou a presença dela ali, pois não havia chamado a mulher. A vítima estava acompanhando o marido.

Dizendo estar incorporado pela entidade “padrão”, o pai de santo segurou os braços da mulher abertos, começou a cheirar seu pescoço e desceu até a região das partes íntimas dela. Em depoimento às autoridades, a vítima disse que questionou a atitude do líder religioso. Ele então, teria dito para a ela “respeitar o chão que pisa”.

Ela se machucou ao ser arremessada por ele contra uma barra de ferro.

Outras vítimas

Para a delegada responsável pelo caso, o número de vítimas pode aumentar a partir da divulgação do caso. “Acredito que várias vítimas passaram pela mesma situação e, por receio ou vergonha, não procuraram a polícia ainda para registrar o fato”, disse à EPTV.

Autoridades cumpriram mandado de busca e apreensão na última terça-feira (30/4) no imóvel onde o suspeito morava, na Avenida Sílvio Cruz, no bairro Cidade Jardim. Rodrigo está preso temporariamente por 3o dias em Santa Ernestina, cidade próxima à Araraquara.

Ele é investigado pelos crimes de violação sexual mediante fraude, estupro de vulnerável e importunação sexual.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP) o caso está sob segredo de justiça.