Moradores da Praia Alegre, em Penha, promovem uma manifestação popular neste domingo (27) para reivindicar investimentos em saneamento básico. A concentração está marcada para às 9h na ponte sobre o Rio Iriri.
Com faixas e banners, os manifestantes irão caminhar e também percorrerão o trajeto de barcos e jet skis até o molhe da divisa com Balneário Piçarras.
Moradora da Praia Alegre há 13 anos e frequentadora da praia há mais de 37, Luiza Loth diz que a ideia surgiu das pessoas que estão cansadas de conviver com a água poluída e o cheiro incômodo que vem do Rio Iriri e da própria água do mar.
“Estamos vendo a cidade se desenvolver, cada vez recebendo mais pessoas e o saneamento que é básico, não acontece. Os responsáveis dão justificativas, empurram com a barriga e enquanto ninguém cobrar, eles vão continuar assim”, apontou a líder comunitária e uma das idealizadoras do movimento.
Briga judicial
Em fevereiro deste ano, o Portal OIsc trouxe uma reportagem sobre a audiência pública realizada no Fórum da Comarca de Balneário Piçarras entre a prefeitura de Penha e representantes da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS) e da Águas de Penha.
Na audiência, a concessionária reafirmou diante do juiz Luiz Carlos Vailati Júnior e o Ministério Público (MP) a sua disposição de implantar os sistemas com o recebimento das áreas de responsabilidade contratual do município ou que o município transfira essas suas obrigações à concessionária.
Acesse nosso Grupo de WhatsApp e fique por dentro das informações da região
https://chat.whatsapp.com/F1CIbbT5tFW4Frr2fgfbkj