Buraco aberto no meio da rua, sem qualquer sinalização, expõe manilhas despejando água escura e espumosa na Rua 3.500 perto do Posto Salva Vidas 7; Veja galeria de fotos
Enquanto o Instituto Municipal do Meio Ambiente (IMP) de Balneário Piçarras realiza eventos promocionais sobre a conquista da Bandeira Azul, os moradores da região norte divulgaram esta semana nas redes sociais fotos que mostram um enorme buraco aberto na Rua 3.500, onde é possível ver manilhas com uma água de coloração escura semelhante a esgoto escorrendo direto na areia da praia.
“Isso vem acontecendo há cerca de 20 dias e toda vez que ligamos para a Secretaria de Obras, o telefone toca, toca e ninguém atende. O curioso é que resolveram abrir as duas ruas, na frente e atrás logo depois que a Vetter iniciou a construção de um prédio”, comentou uma moradora que conversou com a reportagem do Portal Oisc.
Nas imagens é possível ver a água com a presença de espuma branca, o que, segundo os especialistas, costuma aparecer devido ao acúmulo de detergentes vindos do esgoto doméstico. Na extensão onde a rua foi aberta, tanto no início quanto na chegada até a avenida Beira Mar, não existe qualquer placa de sinalização de obras do município.
“Nós compramos nosso imóvel aqui no trecho norte de Balneário Piçarras justamente por causa da conquista da certificação da Bandeira Azul, que faz dessa extensão da praia um espaço limpo e seguro, mas não é nada disso que vi até agora”, reclamou a moradora.
Aliás, a mesma empresa que é apontada como poluidora, a Vetter Empreendimentos, no final do ano passado, renovou seu patrocínio com a Bandeira Azul. A construtora anunciou na época investimentos na instalação do letreiro Eu amo Balneário Piçarras; a revitalização estrutural e artística de duas esculturas de baleias-franca e a montagem de três pergolados em eucalipto tratado e o plantio de trepadeiras e a colocação de três placas identificando a cidade como Bandeira Azul.
Vetter esclarece
Em nota, a Vetter Empreendimentos esclareceu que “em relação a drenagem que está saindo na beira mar da cidade de Balneário Piçarras, próxima ao posto 7, na Rua 3.500, a Vetter Empreendimentos comunica que trata-se de uma obra em via pública e que não tem nenhuma relação com a construtora”.
A empresa cita que possuí empreendimento nos arredores da Rua Antônio Zimmermann, “mas toma todas as medidas necessárias para preservação do meio ambiente e qualidade de vida da população”.
Sobre o patrocínio da Bandeira Azul, a Vetter confirma que assim como outras empresas da região patrocinou a iniciativa. “São ações de conscientização ambiental, educativas e de divulgação para viabilizar/promover a certificação. Essas ações são de conhecimento público e foram divulgadas por todas as empresas que participaram”.
Obra é da prefeitura
Em nota encaminhada na manhã desta quarta-feira (22), a Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras afirmou que está realizando obra de drenagem pluvial em duas vias naquela área justamente para resolver, em definitivo, o problema de contaminação que pode surgir por falta de saneamento básico.
Com referência a água, a prefeitura explica que a origem é pluvial e não de esgoto ou algo semelhante. Até o momento não há nenhum fator causal que possa ser relacionado com qualquer empresa e o pressuposto afirmado de que “os fiscais do IMA não agem nesse caso, ou se é porque a Vetter costuma patrocinar as ações da pasta de Meio Ambiente do Município, conforme as últimas ações divulgadas pela prefeitura”.
Ainda segundo a prefeitura “a parceria com a empresa não tem nenhuma associação com o fato, com as práticas da Prefeitura Municipal e com as relações institucionais entre a empresa e qualquer setor da Prefeitura Municipal’.