O menino era estudante do Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Diva Vieira Abrantes, no bairro Espinheiros
Uma criança morreu engasgada na cidade de Itajaí na noite de terça-feira (14). A prefeitura divulgou nota de pesar, informando sobre o ocorrido.
O menino era estudante do Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Diva Vieira Abrantes, no bairro Espinheiros. Conforme a nota, ele completaria 2 anos de idade nesta quarta-feira (15).
Alerta e prevenção
A Sociedade Brasileira de Pediatria alerta que a aspiração de corpo estranho é mais comum em crianças do sexo masculino, principalmente na faixa etária de 1 a 3 anos. Mais de 50% das aspirações ocorrem em crianças menores de 4 anos e mais de 94% antes dos 7 anos de idade.
Até os três anos, a criança não controla a mastigação e a deglutição de alimentos devido ao fato de da falta dos dentes molares, uma estrutura importante na trituração de comida sólida.
A oferta de alguns alimentos a crianças nessa faixa etária, como amendoim, feijão, pipoca e milho, apresenta risco de aspiração pois elas engolem sem mastigar. Qualquer distração, risada, brincadeira ou susto pode causar um acidente.
Além disso, crianças nessa idade têm por hábito levar objetos à boca. Alguns sinais devem alertar para uma suspeita de aspiração: