Mais de 3 mil e 500 tainhas são capturadas em Penha

Reprodução/Rede Social

Peixes foram pegos pelos pescadores artesanais na Praia de Armação e no Rio Irirí

O feriado de Corpus Christi foi abençoado para os pescadores de Penha. Na praia de Armação um lanço capturou 1.850 tainhas e a embarcação Vô Pedro, do porto do Rio Irirí, cercou mais de mil e 500 peixes.

No início do dia, por volta das 5h, pescadores da praia de Armação, na altura da Rua Monte Castelo, próximo ao camping Armação, deram lanço e capturam 1.850 tainhas. Eles levaram cerca de duas horas para trazer o cardume capturado para a areia da praia.

O patrão de pesca Edson da Silva, o Edinho, de 59 anos, dono da rede e das canoas do cerco é o mesmo que foi vítima de um incêndio criminoso em outubro do ano passado, quando teve suas duas canoas queimadas por vândalos.

Na época, a Estima e a Saíra, canoas artesanais históricas, construídas em troncos de guarapuvu, que foram parcialmente destruídas pelo fogo. Estimada tinha cerca de 50 anos e Saíra, mais de 70 anos, pertencente à terceira geração da família de pescadores artesanais.

No norte da Ilha Feia

Na boca da noite de ontem, os pescadores Silvinho e Dêva da embarcação artesanal Vô Pedro, capturaram cerca de 2 toneladas e meia de tainha, no norte da Ilha feia, em Penha. Só de tainha ovada pesou uma média de mil e 200 quilos. Os pecadores estimaram que capturaram mais de mil e 500 peixes.

Eles tiveram que chamar companheiros de pesca para puxar o cardume e as redes para o convés. Os trabalhos começaram por volta das 6h e só terminou na madrugada de hoje.  (Com informações Carneiro News)