Renovação da certificação inclui nova extensão da praia até o limite com Barra Velha

Balneário Piçarras passará a contar com um trecho de 4.225 km certificado pelo Programa Bandeira Azul na temporada 2023/2024. Este é o sexto ano consecutivo de certificação municipal, com recorrente aumento do trecho qualificado da Praia de Piçarras. A novidade foi anunciada pelo canal oficial do programa nesta terça-feira, 26.

Na nova temporada, a conquista será de 1.225 km, entre a Rua Canto do Sol e a Rua João Reis de Góes, no limite com Barra Velha. Durante a temporada 2022/23, Balneário Piçarras teve certificação entre o molhe central e a Rua Canto do Sol, com 3.200 km.

Para cumprimento das exigências do programa, é necessário manter a praia própria para banho, realizar a manutenção de banheiros na faixa certificada, garantir a acessibilidade de cadeira anfíbia para portadores de necessidades especiais. Além disso, serão realizadas atividades de educação ambiental.

“Estamos com a fase piloto para certificar a região mais próxima de Penha, na Barra Sul. Se as análises de qualidade da água positivarem, poderemos ter a praia inteira certificada na próxima temporada”, destaca a presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMP) de Balneário Piçarras, Liara Rotta Padilha.

Em maio de 2023, a presidente e a assessora do IMP, Caroline Teixeira, participaram da 16ª edição do Workshop Nacional do Programa Bandeira Azul, no Ceará. O encontro discutiu os critérios do programa, o ingresso na fase piloto e renovações.

O Programa Bandeira Azul é um reconhecimento internacional concedido a praias e marinas que atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade ambiental, segurança, educação e gestão. A certificação não apenas realça a qualidade das praias e marinas, mas também promove o turismo sustentável, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente.