Turbidez elevada no rio causa lentidão no tratamento
O Semasa de Itajaí alerta para possíveis ocorrências de falta de água e diminuição na rede de abastecimento ao longo da segunda-feira (20). O comunicado também abrange a cidade de Navegantes, que recebe água da Autarquia itajaiense.
Devido às fortes chuvas no Vale do Itajaí, o Rio Itajaí-mirim está registrando uma turbidez elevada, cerca de 1863 NTUs, quando o máximo para a operação normal não deve ultrapassar a marca de 100 NTUs.
Como resultado das chuvas e o forte lodo registrado no manancial, a operação de tratamento fica comprometida e leva mais tempo no processo de filtragem.
A curto e médio prazo, com mais paralisações para a limpeza dos filtros, o processo de purificação da água torna-se mais lento, portanto, diminuindo a vazão nas duas cidades.
Outro fato observado pelos técnicos da Semasa são os entulhos e sedimentos que descem pelo rio. Troncos de árvores, móveis, plantas, bem como outros materiais obrigaram a companhia a operar com guinchos na Estação de Captação.
A limpeza da Barragem de contenção da cunha salina também está em andamento.
A recomendação do Semasa de Itajaí é que a população economize água, evitando lavar casas ou calçadas. Além disso, aqueles moradores que possuem cisternas e caixas de água devem usar com moderação para evitar o desabastecimento. Banhos rápidos também são alternativas para o uso consciente da água.