Estação Verão: pré-temporada começa com 4 mortes por afogamento

Reporodução

Temporada oficial, com cerca de 2 mil guarda-vidas, inicia em 16 de dezembro 

A pré-temporada da Estação Verão nas praias de Santa Catarina começou no dia 2 de novembro. Porém, os números são preocupantes.

Nesta primeira semana, o Estado registrou quatro mortes por afogamento. Além disso, as equipes contabilizaram 29 resgates com sucesso.

Conforme o Corpo de Bombeiros, a ação vai até 15 de dezembro, quando começa oficialmente a alta temporada no litoral catarinense.

Primeiramente, um dos focos principais nesta fase inicial é a formação de crianças no Programa Golfinho.

O projeto é voltado à educação sobre segurança no mar e em piscinas.

Apenas na última semana, 262 crianças foram instruídas, preparando-as – dessa forma – para reconhecer os perigos e agir de forma segura no ambiente aquático. Além das crianças, no município de Jacinto Machado, 35 alunos da Apae também foram instruídos e certificados pelo Programa Golfinho.

Para aumentar a conscientização sobre segurança aquática, os bombeiros adaptaram a iniciativa para incluir os estudantes da Apae. Proporcionando a eles conhecimentos essenciais para a prevenção de afogamentos em ambientes de lazer, como praias, rios e piscinas.

Mortes durante a Estação Verão

Um importante dado observado neste período foi o registro de afogamentos, inclusive com morte, em rios, áreas particulares e praias mais afastadas, longe dos postos de guarda-vidas.

Foi o caso de Isaac Ruan de Araújo, de nove anos, que morreu afogado em um rio na cidade de Rio dos Cedros, no Vale do Itajaí.

O garoto escorregou de uma pedra no último sábado (9), onde estava com a avó, na localidade de Rio Esperança.

A correnteza levou o menino, que só foi encontrado pelos socorristas na segunda-feira (11) – sem vida. Por isso, o Corpo de Bombeiros ressalta a importância de evitar nadar nestes locais.

Tecnologia aliada à prevenção

Para saber se há um posto ativo, a tecnologia é uma importante aliada: basta acessar o aplicativo CBMSC Cidadão, que mostra em tempo real as áreas que possuem um posto de guarda-vidas ativado. Nos locais em que aparece a bandeira preta, significa que não há posto ativado.

As praias mais indicadas para banho, com baixo risco de afogamento, estão sinalizadas com a bandeira verde. Dessa forma, os visitantes podem saber quais praias estão guarnecidas antes de sair de casa.

Desse modo, o reforço na prevenção durante a pré-temporada da Estação Verão pelo Corpo de Bombeiros inclui várias medidas estratégicas para ampliar a segurança e proteção dos banhistas.

Veja abaixo alguns dos principais pontos

  • Ampliação do número de guarda-vidas nas praias: Desde o início da pré-temporada, o Corpo de Bombeiros coloca um número maior de guarda-vidas nas principais áreas de praia, mesmo antes da alta temporada, para garantir segurança já nos primeiros dias de calor e de movimentação de turistas.
  • Ações de orientação e prevenção: O Corpo de Bombeiros intensifica as abordagens preventivas e educativas, realizando intervenções diretas junto aos banhistas para reforçar a importância de comportamentos seguros e o respeito às sinalizações de risco.
  • Programa Golfinho: Especialmente voltado a crianças, o programa instrui sobre segurança aquática e como agir em situações de risco, capacitando-as a identificar sinais de perigo no ambiente aquático.
  • Monitoramento em tempo real pelo aplicativo CBMSC Cidadão: Para facilitar o acesso à informação, o aplicativo CBMSC Cidadão disponibiliza dados em tempo real sobre os postos de guarda-vidas ativos. Por fim, isso auxilia os banhistas a escolherem praias com segurança reforçada antes de sair de casa.

Em suma, essas medidas fazem parte do trabalho do Corpo de Bombeiros para a prevenção de afogamentos já na pré-temporada. A estrutura completa, com cerca de 2 mil guarda-vidas empenhados para a alta temporada, terá início a partir do dia 16 de dezembro. (Com informações Guararema News)