Escolas de Penha realizam eleições para a Câmara Mirim 2024

Divulgação/CVP

Cerca de 40 estudantes de 6º ao 9º ano disputam 11 vagas no Legislativo

As escolas penhenses realizam eleições para escolher os 11 estudantes que irão participar do Programa Câmara Mirim 2024, em um projeto desenvolvido pela Câmara de Vereadores de Penha em parceria com a Escola do Legislativo Lício Mauro da Silveira, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Cerca de 40 alunos que cursam o Ensino Fundamental II (de 6º ao 9º ano) disputam os votos dos colegas estudantes para conquistarem o direito de representar suas escolas ocupando uma cadeira de vereador mirim ao longo do ano de 2024.

A Câmara Mirim é um programa realizado no Brasil inteiro, promovendo a educação para a cidadania, fomentando nos estudantes o interesse pela democracia, ética e cidadania.

Os jovens têm a oportunidade de aprender sobre a Constituição Federal e ainda sobre o funcionamento do Estado, com a divisão dos poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), compreendendo como funciona o sistema político brasileiro e quais são os direitos e deveres dos cidadãos.

As eleições acontecem nas escolas quinta-feira (7) e sexta-feira (8) e o resultado oficial será anunciado na segunda-feira (11) pelo presidente da Câmara de Vereadores de Penha, Roberto Antônio Leite Junior.

Os vereadores mirins eleitos já participam na quinta-feira (14) do Seminário Regional de Iniciação do Vereador Mirim, que será sediado pela primeira vez em Penha, na Escola Municipal de Arte Culinária Laci dos Santos Leite.

O evento é realizado em parceria com a Escola do Legislativo da Alesc.