Drenagem pluvial: desvendando os segredos por trás da proteção da cidade

Divulgação

De acordo com a Águas de Penha, a rede de esgoto é responsável por transportar os efluentes residuais (esgoto) para tratamento, enquanto a drenagem pluvial lida apenas com a água da chuva

Imagine uma cidade imune aos transtornos das chuvas. Ruas livres de alagamentos, casas protegidas e deslizamentos de terra evitados. Essa realidade é possível com a drenagem pluvial urbana, um sistema vital para a segurança e o bem-estar da população.

E qual a diferença para a rede de esgoto? De acordo com a Águas de Penha, a rede de esgoto é responsável por transportar os efluentes residuais (esgoto) para tratamento, enquanto a drenagem pluvial lida apenas com a água da chuva.

Interligar a drenagem pluvial na rede de esgoto sobrecarrega o sistema, causando transbordamentos e lançamento de efluentes nos cursos d’água. Além disso gera riscos à saúde pública e danos ao meio ambiente.

A drenagem pluvial é um conjunto de estruturas inteligentes que trabalha em conjunto para captar, canalizar e direcionar a água da chuva para locais seguros, como rios e córregos.

Nela, a água de telhas e calçadas é coletada e direcionada para as canaletas que transportam a água para as galerias subterrâneas.

Acompanhe também informações da Águas de Penha no facebook https://www.facebook.com/aguasdepenha/ e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdepenha/