Objetivo do evento é proporcionar uma nova experiência de inclusão para os participantes
Começou às 10h da manhã deste sábado, em Balneário Camboriú, o 1º Festival de Futebol Inclusão. O evento é alusivo a comemoração do Dia do Orgulho Autista e os jogos acontecem no Colégio Áster COC.
O evento organizado pela Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA Litoral) em parceria com Surf Escola BC S2 Esportes e COC Balneário Camboriú, conta comapoio da Dekinha Baby, Anasol e Impacte Propaganda.
O objetivo é proporcionar uma nova experiência de inclusão para os participantes. Catia Purnhagen, coordenadora da AMA Litoral, explica que o transtorno do espectro autista (TEA) é caracterizado por várias características que acabam interferindo no desenvolvimento social.
“Projetos como esse, fazem com que as pessoas com esse diagnóstico sejam estimuladas a participar de atividades coletivas que promovem a melhoria da vida social, garantindo o bem-estar do participante dentro e fora do grupo. Como coordenadora da AMA Litoral, luto sempre para que eles sejam inseridos em todos”, explica.
O idealizador e organizador do festival, professor Tulio Ferri, também convoca adultos voluntários para colaborarem no evento. “Quem quiser ter uma manhã diferente e ainda fazer a diferença para alguém pode participar com a gente. Basta chegar às 9h para a reunião de voluntários, quando vamos distribuir as atividades. Para os pais que quiserem inscrever seus filhos, tenho certeza que será uma linda manhã de festa, música, inclusão e comemoração”, cita.
“Seja na família, na escola ou no ambiente social, temos que aprender a conviver e a respeitar as diferenças e os diferentes. A vida é assim, cada um é diferente do outro e tem sua maneira de entender, realizar e enfrentar os desafios. Afinal, são as diferenças que movem o mundo”, completa Patrícia da Costa e Silva, diretora pedagógica do Aster COC.