Enquanto outras cidades da região já arrecadam agasalhos, Penha não lança campanha ou qualquer ação concreta para proteger pessoas vulneráveis do frio
Com a chegada das temperaturas mais baixas, a Prefeitura de Camboriú saiu na frente e lançou oficialmente a Campanha do Agasalho 2026, mobilizando secretarias, escolas, CRAS, CREAS e diversas instituições para arrecadar roupas, calçados e cobertores destinados às famílias em situação de vulnerabilidade.
Enquanto Camboriú amplia a rede de apoio e incentiva doações de forma organizada, em Penha a situação tem gerado questionamentos da população pela ausência de uma campanha oficial do agasalho promovida pelo poder público.
Camboriú
A ação começou nesta sexta-feira (15) e segue até o dia 22 de setembro, envolvendo dezenas de pontos de coleta espalhados pelo município. A campanha também conta com participação direta de servidores públicos e apoio da rede socioassistencial da cidade.
O prefeito Leonel Pavan destacou o espírito de solidariedade da campanha e reforçou a importância da união da comunidade para garantir um inverno mais digno às famílias que mais precisam.
Enquanto Camboriú amplia a rede de apoio e incentiva doações de forma organizada, em Penha a situação tem gerado questionamentos da população pela ausência de uma campanha oficial do agasalho promovida pelo poder público.
Penha
Em nota, a Secretaria de Assistência Social de Penha informou que apenas mantém estado de alerta junto à Defesa Civil para possível abertura de abrigo temporário em casos de previsão de temperaturas iguais ou inferiores a 10°C.
Segundo a prefeitura, a abertura do abrigo seguirá orientação da Defesa Civil Estadual em situações consideradas de “risco de vida” devido ao frio intenso.
A administração municipal afirmou ainda que equipes realizam busca ativa de pessoas em situação de rua e que moradores interessados em ajudar devem direcionar doações para instituições locais, já que o município não realiza campanha oficial de arrecadação de agasalhos.
A posição gerou críticas e questionamentos de moradores nas redes sociais, principalmente diante da preocupação com pessoas em situação de vulnerabilidade durante o inverno.
Entre as dúvidas levantadas pela população estão quais medidas serão tomadas em dias frios com temperaturas acima dos 10°C, se haverá alimentação adequada nos abrigos temporários e qual estrutura de conforto será disponibilizada para atender quem precisar de acolhimento emergencial.
“A abertura segue a indicação da Defesa Civil Estadual para alerta de risco de vida em temperaturas iguais ou menores do que 10 graus. As doações ficam a cargo da preferência do morador”, respondeu a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha ao ser questionada pela nossa reportagem.
Enquanto isso, Camboriú reforça a mobilização solidária envolvendo escolas, postos de saúde, fundações e órgãos públicos em uma ampla corrente de apoio para enfrentar o inverno.
Onde doar em Camboriú
As doações podem ser feitas em UBSs, escolas, secretarias municipais, fundações e outros pontos oficiais espalhados pela cidade.
Entre os locais de arrecadação estão:
- UBS Areias
- UBS Cedro
- UBS Central
- UBS Monte Alegre
- Prefeitura Municipal
- Casa da Cidadania
- Policlínica
- Fundação Cultural
- Fundação Municipal de Esporte
- Escolas municipais participantes

![{VEJA O VIDEO] Marginal entre Balneário Piçarras e Barra Velha vira alvo de reclamações por abandono e buracos](https://oisc.com.br/wp-content/uploads/2026/05/Novo-Projeto-2026-05-14T180029.713-100x70.jpg)




