Delivery é fechado em SC depois de vender carne de pombo no lugar de frango

Divulgação

Restaurante clandestino não possuía banheiro

As autoridades interditaram e fecharam na tarde desta quarta-feira (17) um restaurante clandestino em Itajaí, suspeito de comercializar carne de pombo em substituição ao frango.

Após denúncias, a Vigilância Sanitária da Prefeitura compareceu ao local e encontrou o pequeno cômodo sem as mínimas condições de higiene e limpeza.

Para surpresa dos fiscais, vários pombos foram encontrados dentro de caixas de papelão. A suspeita é que as aves estavam sendo sacrificadas no local e sua carne comercializada junto às refeições.

O comércio ilegal operava apenas na categoria delivery e não servia refeições no local. O pequeno espaço não possuía banheiro, e a proprietária, responsável pela produção dos alimentos, utilizava o banheiro de outro estabelecimento comercial para suas necessidades fisiológicas.

O estabelecimento estava localizado na Avenida Sete de Setembro, no centro da cidade. De acordo com a Vigilância Sanitária de Itajaí, os fiscais constataram várias irregularidades, entre elas o não cumprimento das exigências da legislação vigente em relação à limpeza e a ausência de documentação legalizando o serviço de fornecimento de alimentos para consumo humano.

Na cozinha, os fiscais encontraram caixas de papelão com pombos ainda vivos. Eles aplicaram um auto de infração pelas irregularidades constatadas, descartaram os alimentos e interditaram o estabelecimento.

Os fiscais não conseguiram comprovar, no momento da fiscalização, se os pombos eram sacrificados e comercializados em subsituição a carne de frango. No entanto, a presença das aves levantou suspeitas que as autoridades estão agora investigando.

Doenças

A criptococose, conhecida popularmente como “doença do pombo”, é uma micose sistêmica causada por fungos, microrganismos encontrados no habitat de aves, onde há fezes secas. A infecção pode ocorrer após a inalação do fungo. Uma vez instalada a infecção, o trato respiratório e o sistema nervoso central são as partes do organismo mais afetadas.

Nos pulmões, a doença causa sintomas parecidos com os de uma pneumonia, incluindo tosse, febre, falta de ar e dor no peito ao respirar. Já no sistema nervoso, podem ocorrer meningite criptocócica, que causa dores de cabeça muito fortes, febre, alterações de comportamento, náusea, crises convulsivas e coma. Além disso, existe risco de morte ou sequelas.

Em alguns países, há o consumo da carne de pombo, porém as aves são oriundas de ambientes silvestres e capturadas através de caça. Em outros países, a presença dos animais na área urbana já se tornou uma questão de saúde pública, pois sua presença está sempre associada a doenças.