2º tenente João Pedro Kerig Schuster assume o 2º Pelotão após período de comando do 1º tenente Jean Abílio Silva, que seguirá para nova missão no CBMSC
O 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Balneário Piçarras está sob novo comando. A solenidade de passagem de comando foi realizada nesta semana, no quartel da corporação, oficializando a saída do 1º tenente Jean Abílio Silva e a chegada do 2º tenente BM João Pedro Kerig Schuster.
A mudança foi formalizada pela Portaria nº 408/2026/CBMSC, de 13 de julho, que exonerou Jean Abílio da função e nomeou Schuster para assumir o comando da unidade.
Novo comandante
João Pedro Kerig Schuster ingressou no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em 2018, por meio do Curso de Formação de Soldados. Posteriormente, realizou o Curso de Formação de Oficiais.
Graduado em Ciências Econômicas, o novo comandante também possui especialização em Gestão de Investigação em Incêndio e Explosão. Ao longo da carreira, atuou em funções administrativas e operacionais em unidades de São Joaquim, Passo de Torres e Itajaí, onde também comandou o 1º Pelotão.
Homenagem ao antigo comandante
Durante a solenidade, o 1º tenente Jean Abílio Silva foi homenageado pela corporação pelos serviços prestados durante o período em que esteve à frente do 2º Pelotão.
No elogio, o comando destacou o profissionalismo, a dedicação e a capacidade de liderança do oficial, além de sua contribuição para o fortalecimento das atividades operacionais e administrativas e para a valorização do efetivo.
Após deixar o comando em Balneário Piçarras, Jean seguirá para uma nova missão junto à Diretoria de Saúde e Promoção Social do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Títulos de Amigo do Corpo de Bombeiros
A solenidade também foi marcada pela entrega dos títulos honoríficos de Amigo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina a Cássio Rettor, presidente da Associação Amigos da Segurança Pública de Balneário Piçarras, Barra Velha e Penha, e a Blaise Keniel da Cruz Duarte, secretária municipal de Educação de Balneário Piçarras.
A honraria é destinada a pessoas e instituições que contribuem para o fortalecimento e o engrandecimento das atividades desenvolvidas pela corporação.
16 novos Guarda-Vidas Mirins
A programação contou ainda com a formatura de 16 novos Guarda-Vidas Mirins do 2º Pelotão.
Os alunos participaram de aproximadamente um mês e meio de atividades, totalizando 36 horas-aula. A formação teve como objetivo desenvolver competências aquáticas e conhecimentos voltados à prevenção de afogamentos.
A solenidade reuniu integrantes do Corpo de Bombeiros, autoridades, familiares e representantes da comunidade, marcando o início de uma nova etapa no comando do 2º Pelotão e celebrando também a formação dos novos Guarda-Vidas Mirins.


![[VEJA O VIDEO] Buraco na Avenida Santa Catarina, em Camboriú, deixa carros com pneus estourados e motoristas cobram providências](https://oisc.com.br/wp-content/uploads/2026/08/Novo-Projeto-2026-08-16T081910.757-100x70.jpg)



