Unidade possui a 1ª e 2ª Varas, nas quais tramitam 8.165 processos
Balneário Piçarras está entre as nove comarcas catarinenses que aniversariam neste mês de junho – aniversário de instalação confirmado nesta semana pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC).
Distante 120 quilômetros da capital Florianópolis e com uma população que ultrapassa 27 mil habitantes, Balneário Piçarras completa neste dia 8 de junho 45 anos de instalação da comarca de entrância final.
Atualmente, para a prestação jurisdicional, a unidade possui a 1ª e 2ª Varas, nas quais tramitam 8.165 processos.
Além de Piçarras, no litoral norte, há ainda comarcas aniversariando no sul, oeste, extremo oeste e meio-oeste, e todas carregam fatos importantes para a história da Justiça catarinense.
Nessas comarcas, magistrados, servidores, estagiários, terceirizados, voluntários e funcionários cedidos por outros órgãos desempenham suas atividades e são peças essenciais para uma prestação jurisdicional de qualidade.
Em pleno mês de aniversário, o Poder Judiciário de Balneário Piçarras também estreou o trabalho dos novos juízes definidos pelo TJ-SC, e deslocados para o Município, em substituição aos até então titulares Fabrícia Alcântara Mondin, da 1ª Vara, e Luiz Carlos Vailatti Júnior, da 2ª Vara.
Atualmente, a 2ª Vara de Balneário Piçarras já possui uma magistrada substituta oficial, Cristina Paul Cunha Bogo. Ela foi promovida por merecimento e veio da 2ª Vara Cível da Comarca de Gaspar.
Até que o Tribunal de Justiça encerre o processo de seleção, a juíza Cristina responde cumulativamente como titular desta 1ª vara – a expectativa é que esse nome saia nas próximas semanas.
A juíza Fabrícia Mondin, que até então ocupava a titularidade da 1ª Vara, foi promovida para Joinville, e Luiz Carlos Vailatti Jr. solicitou sua remoção para Tijucas. Fabrícia atuava em Balneário Piçarras desde outubro de 2023.
Agora, por merecimento, chega à 1ª Vara Criminal da Comarca de Joinville.
Vailatti Jr pediu remoção para Tijucas e também atuará na Vara Criminal daquela cidade. Em Balneário Piçarras, ele era magistrado desde abril de 2019. (Com informações Mzl10)