Centro de Operações Integradas: o cérebro digital da Águas de Penha

Divulgação

COI fornece dados detalhados sobre variações de pressão e vazão, que podem sinalizar problemas como vazamentos ou picos de consumo

O Centro de Operações Integradas (COI) da Águas de Penha é um hub tecnológico avançado, equipado com grandes telas, computadores e gráficos, que processa e monitora uma vasta quantidade de informações 24 horas por dia.

Localizado na sede da matriz da AEGEA em SC, em Camboriú, o COI atua como o “cérebro” das operações, gerenciando não apenas a produção e distribuição de água, mas a coleta e tratamento de esgoto para as concessionárias Águas de Penha, Águas de Camboriú, Águas de São Francisco do Sul e Águas de Bombinhas.

Com tecnologia de ponta, o COI fornece dados detalhados sobre variações de pressão e vazão, que podem sinalizar problemas como vazamentos ou picos de consumo.

Essas informações são rapidamente analisadas e transmitidas às equipes de campo, que são direcionadas para áreas específicas, otimizando o tempo de resposta.

De acordo com Arthur May, coordenador do Centro de Operações Integradas, o setor é composto por equipes multidisciplinares que atuam em diversas áreas, incluindo qualidade da água e esgoto, eletromecânica, automação, controle de perdas, eficiência energética, programação de serviços e gestão de dados.

Essa abordagem integrada melhora a eficiência e a qualidade dos processos nas concessionárias.

Além disso, o COI monitora o funcionamento de boosters, equipamentos que regulam a pressão e otimizam o abastecimento em regiões mais altas, e acompanha os níveis dos reservatórios.

Acompanhe também informações da Águas de Penha no Facebook https://www.facebook.com/aguasdepenha/ e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdepenha/.