Início PENHA Câmeras de monitoramento derrubam índices de criminalidade no Bairro Santa Lídia

Câmeras de monitoramento derrubam índices de criminalidade no Bairro Santa Lídia

Projeto feito em parceria com comerciantes e empresa privada devolveu a segurança ao bairro de Penha

WhatsApp Image 2021 12 11 at 10.49.12Enquanto a maioria das cidades sofre com o crescimento da criminalidade, um bairro de Penha virou referência em segurança. A receita para reduzir o número de furtos e assaltos começou em 2018 por iniciativa do vereador e presidente da Câmara, Maurício Brockveld.

Em parceria com empresas privadas e prefeitura, o bairro passou a contar com 18 câmeras de monitoramento em pontos estratégicos. No comércio, foram afixadas placas que indicam área monitorada 24 horas. “Essa ação reduziu os crimes em Santa Lídia a praticamente zero”, afirma Maurício.

A ideia deu tão certo que a prefeitura instalou o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). As imagens captadas pelas 150 câmeras distribuídas pela cidade permitem monitorar lugares públicos como escolas, praças, centros comerciais, praias e acessos.

O problema é que diferente do Bairro Santa Lídia, no centro de Penha, um veículo é furtado a cada três dias, segundo relatório da Polícia Civil dos últimos 30 dias. Os bairros com mais veículos furtados são Centro e Armação. Em 10 roubos, nove foram veículos estacionados em vias públicas e uma motocicleta.

“Em Santa Lídia a característica é o engajamento das pessoas em torno da segurança. Além de instalar as câmeras, a comunidade baixa o aplicativo e interage com as outras, alertando em casos de situações suspeitas. A participação coletiva é fundamental. Santa Lídia fez sua parte”, destacou o CEO da Urbanii, Rubem Henrique.

Protesto
Em toda região, a violência tem sido o tema principal dos debates. Em Barra Velha, comerciantes criaram o Grupo Segurança Comercial pelo WhatsApp. A idealizadora do grupo, a proprietária da Ótica da Barra, Lene Santana, explica que o canal de informação serve para compartilhar imagens e identificação de suspeitos.

“O grupo é fechado e foi criado há alguns anos, para compartilharmos vídeos e fotos. Os anos se passam e a situação vem piorando. Temos mais de 100 comerciantes de diversos bairros de Barra Velha. Nossa luta é pela instalação de câmeras de monitoramento e mais policiamento nas ruas”, destacou em entrevista.