Capacitação está sendo realizada no Quartel de Porto União
Começou nesta segunda-feira (21), no Quartel de Porto União, o Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, do Corpo de Bombeiros Militar.
Ao todo são 24 alunos Bombeiros Militares de todo o estado, sendo quatro integrantes da Força Tarefa do Sétimo Batalhão de Bombeiros Militar, Cap Douglas Tomaz Machado, Cb Natasha de Oliveira Castro, Cb Eduardo Nelson da Silveira, Cb Thales Felippe Fernandes da Silveira.
O Capitão Marcos Luciano Colla, comandante da Organização Bombeiro Militar de Porto União, disse “que é uma satisfação poder prestar o suporte para realização desse curso que é importantíssimo para a Corporação”.
O Tenente Coronel Zevir Aníbal Cipriano Junior, comandante do 13º Batalhão de Bombeiros Militar e atualmente presidente da Coordenadoria de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, ministrou a aula inaugural inicialmente agradecendo ao comandante do Quartel de Porto União pela logística, possibilitando a realização do curso, em especial pela amizade de 27 anos com Capitão Colla.
“Incêndios florestais provocam muitos danos ambientais e à população, inclusive com fatalidades por todo o planeta. Atualmente a mídia tem publicado os danos e fatalidades ocorridos no Havaí e Canadá. Em nosso país, incêndios florestais ocorrem com frequência, além de recentemente terem ocorrido incêndios de grandes proporções como em Mato Grosso do Sul em 2021”, destacou.
O comandante ressaltou ainda que o combate a incêndios florestais é uma atividade de muito risco aos bombeiros, sendo que principalmente o calor e o ambiente seco, aliado com a fumaça provoca extrema desidratação.
“Já houve inclusive fatalidades com bombeiros decorrente desse tipo de emergência. Para evitar essa situação e tornar o combate cada vez mais eficiente, o CBMSC investe em equipamentos e capacitação dos Bombeiros Militares, e por essa razão a fundamental importância da realização dessa capacitação”, acrescentou.
Por fim destacou ainda que os incêndios florestais ocorrem geralmente por causas humanas, por esse fato, vê que ações de prevenção, como a conscientização da população e aplicação de técnicas como manejo integrado do fogo, iriam surtir efeitos para mitigação desses prejuízos.
Orientações de prevenção
A maioria dos incêndios florestais tem causa humana, sendo que mesmo sem intenção dar início ao incêndio, muitas pessoas utilizam fogo para limpar terrenos ou em lixo e acaba perdendo o controle, assim, dando início ao incêndio florestal.
Por isso a importância da conscientização da comunidade para evitar essas emergências.
Os bombeiros militares mesmo tendo capacitação e equipamentos adequados expõem a risco e inclusive já houve caso de fatalidade em atendimentos de incêndios florestais.
Confira dicas para evitar incêndios
Evite iniciar queimadas perto de vegetação.
Não queime lixo, terrenos ou pastagens.
Não jogue cigarros na mata, nas ruas ou estradas.
Ao fazer trilhas, evite fogueiras e, se necessário, apague-as completamente.
Conheça as leis ambientais que impõem penalidades por incêndios.
Não tente combater grandes focos de incêndio; pequenos podem ser apagados com água ou terra.
Mantenha distância segura do fogo para evitar riscos à sua vida.
Proteja Nossa Natureza: Incêndios no Havaí e Canadá! As regiões enfrentam riscos crescentes de incêndios florestais. Seja responsável ao acampar, evite queimadas e siga as orientações locais. Juntos, podemos preservar esses tesouros naturais.






